PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRIA VANESSA LINA MARTINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRIA VANESSA LINA MARTINS
DATA: 12/12/2019
LOCAL: Sala CAB 107
TÍTULO: OS DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO DOS JOVENS E ADULTOS COMO FUNDAMENTO DA CIDADANIA
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos. Direitos Humanos. Direito à educação.
RESUMO: A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que reúne adolescentes, jovens, adultos e idosos. Ela representa uma oportunidade única para esses sujeitos que por algum motivo não estudaram na idade própria, não podendo alfabetizar-se ou concluir seu processo de escolarização. O direito à educação é reconhecido no artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos promulgada pelas Nações Unidas (ONU) em 1948 como direito de todos ao “desenvolvimento pleno da personalidade humana”. A Constituição Federal brasileira de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional conferem ao poder público, através dos sistemas de ensino, o dever de assegurar gratuitamente aos jovens e adultos o acesso à escola. No entanto, levantamos o pressuposto de que apenas ofertar a educação não significa assegurar tal direito, é necessário garantir a permanência desses sujeitos assegurando uma educação de qualidade. Neste sentido, o presente trabalho foi desenvolvido com a pretensão de apreciar os direitos humanos e o direito à educação no contexto da modalidade Educação de Jovens Adultos. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, amparada no método história de vida, na pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os instrumentos para a geração dos dados é a entrevista semiestruturada, e o questionário. Os dados serão analisados a luz do conjunto de técnicas denominadas de análise de conteúdo. Neste sentido, o direito à educação apresenta-se como um direito humano e social inalienável e fundamental a todos e todas, porque representa um direito essencial para a vida humana com dignidade, pois é tanto um direito como uma condição para o alcance e realização dos outros direitos.
Presidente - 1460077 - SUELIDIA MARIA CALACA
Interno - 1555100 - ALEXANDRE MAGNO TAVARES DA SILVA