PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUZIA DA TRINDADE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUZIA DA TRINDADE SOUZA
DATA: 09/12/2019
LOCAL: PPGDH/UFPB
TÍTULO: EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COMO DIREITO HUMANO: CONDIÇÕES DE ACESSO E PERMANÊNCIA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Pessoa com deficiência; Educação inclusiva; Ensino Superior; Direitos Humanos.
RESUMO: As pessoas com deficiência, historicamente, sofreram com as práticas sociais de discriminação, preconceito e exclusão. Essa realidade que perdurou por muitas décadas, passou a sofrer modificações em meados do século XX, quando o Estado resolve promover ações oficiais para atender as reivindicações desse segmento. A partir de muitas lutas, as pessoas com deficiência galgaram o direito à educação, educação esta que inicialmente fora desenvolvida com base em práticas segregativas e excludentes, forçando as pessoas com deficiência adequa-se a realidade social, e pouco acreditava-se na sua capacidade de instrução. Nesse sentindo, o presente trabalho ora apresentado, vislumbra estudar o processo de inclusão dos estudantes com deficiência nos Programas de Pós-Graduação strito sensu da Universidade Federal da Paraíba após a implementação da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Os objetivos específicos são: Compreender os avanços e retrocessos nas políticas educacionais voltadas às pessoas com deficiência a partir da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva; Discutir a efetivação da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva para a inclusão, acesso e permanência dos estudantes com deficiência nos programas de Pós-Graduação strito sensu da Universidade Federal da Paraíba; Identificar como a Universidade Federal da Paraíba, como instituição pública de ensino superior, garante o direito humano dos estudantes com deficiência à permanência nos programas de Pós-Graduação strito sensu e a conquista da cidadania por meio do acesso a educação. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, amparada no método da análise interpretativa sendo de caráter exploratório descritiva, apoiada na pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O instrumento utilizado para a geração dos dados foi a entrevista semiestruturada. Os dados estão sendo analisados a luz do método hermenêutico-dialético. O desenvolvimento deste estudo é de grande valia, pois buscamos com ele contribuir com a produção do conhecimento na área da educação em direitos humanos, sinalizando a importância dessa forma de educação, além de dar visibilidade para os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência, no tocante a entrada e permanência nos programas de pós-graduação strito sensu, bem como servir de elemento norteador para a construção da política de inclusão e acessibilidade no espaço da pós-graduação.
Presidente - 332434 - TIMOTHY DENIS IRELAND
Interno - 1555100 - ALEXANDRE MAGNO TAVARES DA SILVA