PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANNE LAILA PEREIRA ESTRELA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANNE LAILA PEREIRA ESTRELA
DATA: 04/12/2020
LOCAL: Plataforma GoogleMeet - meet.google.com/csc-ceej-pyo
TÍTULO: MULHERES E TRÁFICO DE DROGAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA CIENTÍFICA BRASILEIRA
PALAVRAS-CHAVES: Comércio de drogas ilegais. Mulheres. Criminologia Crítica. Direitos Humanos.
RESUMO: As taxas de aprisionamento feminino têm crescido exponencialmente nos últimos anos, superando o aumento das taxas de encarceramento masculino. As mulheres que ocupam as prisões no Brasil atendem a determinado perfil: são jovens, negras, com baixa escolaridade e respondem por crimes relacionados ao tráfico de drogas. Esse último dado é bastante significativo e tem motivado pesquisadoras e pesquisadores a buscarem compreender os aspectos que caracterizam a inserção e atuação feminina no comércio de drogas ilegais, problematizando também, por vezes, sua relação com o crescimento exacerbado do aprisionamento de mulheres no Brasil. Nesse sentido, esta dissertação tem por objetivo geral analisar, a partir de revisão sistemática da literatura, a produção científica brasileira a respeito das relações entre mulheres e tráfico de drogas no período de 2006 a 2020. Para tanto, utilizou-se as bases de dados: Portal de Periódicos da CAPES, PEPSIC, BVS, REDALYC e SCIELO. A busca dos artigos científicos foi efetuada a partir dos termos de busca “mulheres”; “tráfico”; “drogas”; “gênero”; “entorpecentes”; “comércio de drogas”, em seis combinações distintas. Como resultados, foram encontrados 994 materiais, dos quais 28 foram considerados relevantes para este estudo e selecionados. Os anos de 2009 e 2017 tiveram a maior incidência entre os artigos selecionados, com 4 publicações cada. 20 estudos foram publicados em revistas de Qualis A, sendo 7 em A1. O Sudeste e o Sul foram as regiões com mais publicações entre as pesquisas selecionadas, com 14 e 9 materiais, respectivamente. Entre os 79 autores e autoras, 68 são mulheres. No que se refere a área de estudo dos artigos, 10 são do campo da Saúde, 7 da Criminologia e 7 da Psicologia. Sobre o método, 20 estudos selecionados são pesquisas qualitativas e 18 são pesquisas de campo. A análise dos dados será realizada a partir de categorias definidas à posteriori e os dados serão discutidos à luz da Criminologia Crítica.
Presidente - 1700164 - NELSON GOMES DE SANT ANA E SILVA JUNIOR
Interno - 1453013 - GUSTAVO BARBOSA DE MESQUITA BATISTA