PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MISLENE MARIA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MISLENE MARIA DOS SANTOS
DATA: 29/03/2021
LOCAL: Sala Remta Google Meet
TÍTULO: Gênero e Política no Brasil Contemporâneo: misoginia e violação dos Direitos Humanos no caminho de Dilma Rousseff
PALAVRAS-CHAVES: Direitos Humanos. Brasil Contemporâneo. Dilma Rousseff.
RESUMO: Esta Dissertação propõe-se a analisar as relações entre misoginia, gênero e política a partir de um estudo de caso envolvendo o impeachment da ex-presidente da República do Brasil, Dilma Vana Rousseff (PT) em 2016. O estudo em tela propõe-se a analisar as relações entre misoginia, gênero e política a partir da história recente envolvendo a ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff. Por esse viés, não se realizou um estudo sobre a trajetória da ex-presidente, mas sobre um momento específico desta trajetória, em que se apresenta historicamente uma problemática bem mais abrangente, que extrapola a sua figura pessoal, expressando um gravíssimo processo de violação aos Direitos Humanos: discursos e práticas misóginas. A escolha desse exemplo nos parece importante para uma maior e melhor compreensão de nossa própria sociedade, ao mesmo tempo em que pode oferecer elementos de compreensão para tais discursos e práticas em outras sociedades/países, resguardadas as suas respectivas especificidades. Em outras palavras, as relações entre misoginia, relações de gênero, poder-política e Direitos Humanos. Esse conjunto de relações sociais abrange discursos e práticas de violência simbólica de preconceito, discriminação, misoginia e de ataque aos Direitos Humanos contra uma mulher que alcançou o topo mais alto do poder político: a Presidência da República, espaço considerado pela cultura machista e patriarcal como um território destinado para homens. É, portanto, de extrema importância estudar esses processos misóginos, tendo em vista que estão na contramão dos Direitos Humanos. Assim, esta é a relevância do tema do estudo e de sua problemática, em termos de dimensões políticas, sociais e culturais societárias. Neste significado abrangente projetado para o estudo, direcionado para a sua contribuição à sociedade, está imbricada a sua relevância mais específica em termos de produção do conhecimento interdisciplinar. Nestes termos, a pesquisa proposta pode oferecer contribuições inéditas, de cunho científico, cultural, historiográfico. Para iniciar, a forma pela qual se pretende manusear as ferramentas teóricas e aplicá-las ao objeto de estudo proposto se faz necessário, antes de tudo, refletir sobre alguns conceitos tais como Direitos Humanos, educação em e para os Direitos Humanos. Dessa forma, o presente trabalho adota como procedimento metodológico, a revisão da literatura cerca do tema em suas vária em suas várias dimensões: Direitos Humanos, Misoginia, Relações de Gênero e política. Também apresentamos uma descrição densa (Clifford Geertz) dos bastidores do impeachment de Dilma Rousseff, retratados no documentário O Processo, que foi dirigido por Maria Augusta Ramos e lançado no festival de Cinema de Berlim em 2018. Além disso, se utilizará do método crítico dialético, na medida em que buscar-se-á analisar em que medida misoginia, o gênero e a política têm encontrado ressonância nos debates e fóruns acadêmicos. Ao propor a análise do gênero feminino, englobando a misoginia e Direitos Humanos no território político, no caso, de Dilma Rousseff. Observa-se que a forma de construção das relações sociais entre homens e mulheres é condicionante na elaboração dos discursos e imagens que integram o universo político.
Presidente - 1117802 - ELIO CHAVES FLORES
Interno - 337177 - GLORIA DE LOURDES FREIRE RABAY