PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA HOLANDA DE MEDEIROS BATISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÉSSICA HOLANDA DE MEDEIROS BATISTA
DATA: 18/05/2021
LOCAL: Sala Virtual do Google Meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EM ESCOLAS INTEGRAIS CIDADÃS DE ENSINO MÉDIO DE JOÃO PESSOA: ANÁLISE DE PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS À LUZ DO PNEDH E PNDH-3
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Direitos Humanos. Educação Integral. Escolas Cidadãs Integrais. Projeto Político-pedagógico.
RESUMO: A educação em direitos humanos (EDH) se realiza numa interface de conhecimentos, competências e atitudes que devem proporcionar um comportamento de defesa dos direitos humanos. Trata-se um processo educativo que ajuda a compreender, identificar problemas e encontrar soluções no que se refere a esses direitos, conscientizando o aluno para cidadania na busca pela constituição de uma cultura da democracia, do respeito às diferenças, da não discriminação e da paz. O estudo tem como temática de estudo a educação em direitos humanos em um contexto escolar de escolas de educação integral em tempo integral de ensino médio. Tem como objetivo geral analisar a prática pedagógica da educação integral nas Escolas Cidadãs Integrais no município de João Pessoa, observando qual a repercussão das orientações dos PNDH-3 e PNEDH na formulação dos seus projetos políticos pedagógicos. Para a realização da investigação, recorremos à pesquisa documental tendo como fontes as legislações pertinentes a implantação das escolas e seus projetos políticos pedagógicos, além dos planos nacionais de Educação em Direitos Humanos e demais legislações educacionais do estado da Paraíba. A pesquisa foi acompanhada por uma revisão bibliográfica pertinente ao tema em estudo, com destaque para a literatura relativa à educação em direitos humanos e educação integral em tempo integral. Para interpretação dos dados lançamos mão da análise de conteúdo, por proporcionar uma análise qualitativa das informações. O estudo apresenta um percurso histórico da EDH e da educação integral no Brasil e um panorama da repercussão da educação em direitos humanos no contexto das Escolas Cidadãs Integrais (ECI’s) do município de João Pessoa. Conclui indicando as possibilidades e dificuldades da incorporação da Educação em direitos humanos nas ações pedagógicas em contexto escolar.
Presidente - 1448856 - ORLANDIL DE LIMA MOREIRA
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE