PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Banca de DEFESA: ANA CRISTINA MADRUGA ESTRELA

DISCENTE: ANA CRISTINA MADRUGA ESTRELA
DATA: 16/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/xuu-kihz-zep
TÍTULO: MEDIAÇÃO COMUNITÁRIA: CONTEXTO DE APRENDIZAGENS EM DIREITOS HUMANOS
PALAVRAS-CHAVES: Mediação Comunitária. Educação em Direitos Humanos. Centro de Mediação. Mediador(a)
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação em Periferias Urbanas
RESUMO: A mediação é um meio extrajudicial, informal e célere de resolução de conflitos. Tem como principal finalidade o tratamento do conflito através da restauração do diálogo entre os envolvidos e, em consequência, restabelecer o caráter de cidadania inerente às relações entre sujeitos que convivem e compartilham condições semelhantes de poder, a partir do momento em que as partes exercitam autonomia para resolver a controvérsia, como efeito do favorecimento da comunicação em contexto de mediação. Assim, a mediação comunitária, que é a mediação praticada dentro da comunidade, se torna uma ferramenta de educação em Diretos Humanos por gerar uma cultura de paz e recuperar a dignidade dos indivíduos implicados no conflito. O presente projeto tem como hipótese ser a mediação comunitária um processo de aprendizagem em Direitos Humanos e objetiva analisar a mediação comunitária como um meio de aprendizagem em Direitos Humanos que valoriza o diálogo e a busca da dignidade humana num centro paraibano de mediação comunitária. Para isso, como objetivos específicos, pretende-se: a) caracterizar a mediação comunitária como estratégia de resolução de conflitos; b) discutir mediação comunitária como uma prática educacional; c) identificar valores nas práticas de mediação comunitária associados aos Direitos Humanos; c) caracterizar a mediação comunitária como uma forma de educação em Direitos Humanos; d) evidenciar elementos associados à aprendizagem em Direitos Humanos nos processos de mediação que ocorrem no Núcleo de Mediação Francisco Vieira em Bayeux-PB, único centro de mediação comunitária da Paraíba. Portanto, serão examinadas atividades de mediação realizadas no Centro, durante a realização desta pesquisa, envolvendo mediandos e mediadores em três casos de conflito no ano de 2021. Foi escolhido como desenho organizador desta pesquisa o estudo de um caso, com o qual se pretende investigar a mediação comunitária como um meio de aprendizagem em Direitos humanos. Com o intuito de cumprir com tais objetivos, o método de abordagem utilizado foi o dedutivo-indutivo com coleta de dados empíricos por meio de entrevistas semiestruturadas e observação das reuniões de mediação. Após a análise dos dados, o principal resultado esperado é a observação da aplicação dos princípios da mediação induzindo ao aprendizado em Direitos humanos, ao facilitar a comunicação entre as partes pela figura do mediador.
Presidente - 252653 - FERNANDO CEZAR BEZERRA DE ANDRADE
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE