PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA BRITO NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA BRITO NUNES
DATA: 23/03/2022
LOCAL: Qualificação Ana Paula Quarta-feira, 23 de março · 2:00 até 4:00pm Informações de participação do Go
TÍTULO: Maria da Penha vai às escolas: uma análise sobre o ensino da lei de proteção às mulheres à luz da educação em direitos humanos. 50 págs.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Lei Maria da Penha; Educação em e para os Direitos Humanos; Violência contra as mulheres.
RESUMO: A presente dissertação analisa a experiência do ensino da Lei Maria da Penha, através do projeto interdisciplinar, Maria da Penha vai às escolas, como uma estratégia teórico-metodológica para a incorporação de uma Educação em e para os Direitos Humanos, nas escolas municipais de João Pessoa. O objetivo geral da investigação é analisar a Educação em Direitos Humanos, a partir do Projeto Maria da Penha vai às Escolas, compreendido como uma estratégia teórico-metodológica de incorporação desse tipo de educação na escola pública. E como objetivos específicos pretende-se compreender a violência contra as mulheres na sociedade brasileira a partir das relações de gênero, identificando seus principais motivos e emergências da Lei Maria da Penha no Brasil e na Paraíba; discutir o papel da SEPPM no município de João Pessoa e a elaboração do Projeto Maria da Penha vai às Escolas, buscando a relação entre a fundamentação teórica do projeto e a Educação em Direitos Humanos desenvolvida com adolescentes; e refletir sobre a experiência da Escola Dom Helder Câmara identificando as estratégias metodológicas orientadas para a Educação em Direitos Humanos. Quanto à metodologia adotada, trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, a partir de 03 etapas: revisão bibliográfica, a fim de produzir uma análise sistematizada de algumas obras que tratam do tema, a exemplo de Lynn Hunt, Heleieth Saffioti, Joan Scott e Maria de Nazaré Tavares Zenaide; análise documental, a partir da pesquisa a documentos estruturantes das políticas públicas para as mulheres, no Brasil, e em João Pessoa, especialmente os que discorrem sobre a política de educação e gênero como a Lei 13.566/2018, o Plano Nacional de Educação e o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres; e pesquisa de campo, através de entrevistas semiestruturadas com cinco profissionais de educação da Escola Dom Helder Câmara. Em relação a técnica de análise dos dados das entrevistas, a fim de compreender e interpretar o material resultante, vamos utilizar a análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011).
Presidente - 1460077 - SUELIDIA MARIA CALACA
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE