PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELA LUDIMILA DE OLIVEIRA BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELA LUDIMILA DE OLIVEIRA BEZERRA
DATA: 31/03/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Banca de Qualificação Isabela Quarta-feira, 30 de março · 3:00 até 6:00pm Informações de participaçã
TÍTULO: Relações étnico-raciais e educação popular: uma análise da implementação da lei 10.639/2003 na Educação de Jovens e Adultos da Penitenciária Maria Júlia Maranhão-PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação étnico-racial; Educação e direitos humanos; Educação de Jovens e Adultos; Educação Popular; Mulheres encarceradas
PÁGINAS: 50
RESUMO: A discussão que cerca a temática das relações étnico-raciais tem sua gênese percebida há muito tempo, e é a partir dessas discussões e construções que avançamos em alguns aspectos metodológicos e teóricos, neste sentido, o objetivo geral deste trabalho é analisar a implementação da Lei nº 10.639/03 como instrumento de uma Educação Antirracista a partir da Educação Popular na perspectiva dos Direitos Humanos das mulheres encarceradas educandas da Educação de Jovens e Adultos na Penitenciária Maria Júlia Maranhão da cidade de João Pessoa/PB. Para atingir este objetivo geral o trabalho irá discutir a Educação de Jovens e Adultos no contexto do encarceramento feminino, percebendo a educação antirracista e a educação popular como possibilidades de uma educação que considera os direitos humanos das mulheres educandas encarceradas e refletir a respeito da práxis pedagógica dos (as) educadores(as), identificando a compreensão destas (es) sobre a educação antirracista e como aplicam isto no seu fazer docente. Pautados no conceito de educação trazido por Freire (2019) e sua relação com os Direitos Humanos, como nos embasam Adams e Pfeifer (2019), amparados na metodologia da pesquisa do tipo qualitativa com as etapas bibliográfica, documental e de campo, o objetivo deste estudo se estrutura na discussão dos aparatos legais que fomentam as políticas educacionais, tais como UNESCO, LDB 9396, Plano Nacional de Educação e os Parâmetros Curriculares Nacionais, a fim de verificarmos como a temática da relação étnico-racial é trazida na base da legalidade, e assim, perceber de que forma o educador está amparado no que concerne essa discussão. Para verificar, analisar e perceber o processo educativo, o lócus desta pesquisa é a Penitenciária Maria Maria Julia Maranhão e os sujeitos da pesquisa são os professores que lecionam lá. Com a ajuda de ferramentas como o questionário semi-estruturado, buscamos apreender de que forma a temática está inserida na Educação de Jovens e Adultos, no conceito de Educação Popular (MELO NETO, 2004) e como ela se manifesta na formação humana e pedagógica do indivíduo formador.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1460077 - SUELIDIA MARIA CALACA
Interno - 332434 - TIMOTHY DENIS IRELAND
Externo ao Programa - 337166 - JOSE ANTONIO NOVAES DA SILVA