PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Banca de QUALIFICAÇÃO: Pedro Ivo Nogueira Loureiro

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: Pedro Ivo Nogueira Loureiro
DATA: 23/03/2022
LOCAL: AMBIENTE 33
TÍTULO: "QUEM DESCE O MORRO MORRE NO ASFALTO": uma análise de atropelamento de pedestres na BR 230 da Região Metropolitana de João Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: Direitos Humanos. Violência. Trânsito. Atropelamento de pessoa
RESUMO: A pesquisa consiste numa reflexão sobre a violência no trânsito, a partir dos atropelamentos de pessoas ocorridos nos últimos três anos, no trecho compreendido entre as cidades de Cabedelo a Santa Rita da BR230 da região metropolitana de João Pessoa, sob o enfoque dos direitos humanos do pedestre. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a violência no trânsito a partir de atropelamentos de pedestres ocorridos na BR230 da região metropolitana de João Pessoa-PB, de 2019 a 2021, sob perspectivas sociais, econômicas, políticas e dos direitos humanos. Os objetivos específicos foram a identificar o perfil socioeconômico dos envolvidos nos atropelamentos, a partir de dados estatísticos produzidos em órgãos públicos responsáveis pelo registro dos acidentes; observar os aspectos relativos às condições infraestruturais e socioeconômicas da região em análise como possíveis aspectos potenciadores de atropelamentos, dentro de uma estrutura de poder e, por fim, refletir sobre as consequências socioeconômicas vivenciadas pelas famílias das vítimas dos atropelamentos. O delineamento dessa pesquisa foi bibliográfico, documental e de campo ex pos factum, com enfoque qualitativo. A pesquisa documental identificou quantidades, padrões, qualificações dos envolvidos, causas presumíveis e pontos críticos dos acidentes, além aspectos estruturantes do ambiente. Após a análise dos dados extraídos, selecionamos 10 ocorrências de atropelamentos de pedestres de forma interseccionalizada, conforme as categorizações da análise de conteúdo. Foram ainda realizadas entrevistas semiestruturadas, extraímos dados subjetivos sobre as vítimas e aspectos que nos denotam a rotina, o sentimento, a percepção e as consequências do evento no âmbito social e econômico. Os resultados gerais mostram que dos 25 atropelamentos analisados apenas 1 teve como vítima uma pessoa branca, os demais foram identificados como de cor parda ou preta. Com relação ao gênero, apenas 3 acidentes tiveram mulheres como vítimas e, quanto ao local do evento, a totalidade dos sinistros analisados ocorreram em locais que margeiam bairros populares da região metropolitana de João Pessoa. Um dado relevante, que corrobora com a percepção da naturalização da morte no trânsito é que em 56% dos acidentes o veículo atropelador não foi localizado, fugido à responsabilidade, bom como se omitindo no socorro à vítima.
Presidente - 1779954 - LUZIANA RAMALHO RIBEIRO
Externo à Instituição - FABIO GOMES DE FRANCA