PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GIOVANNA SILVA PALHANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIOVANNA SILVA PALHANO
DATA: 18/05/2022
LOCAL: Sala virtual Google Meet
TÍTULO: BATALHA DE MC’S DE HIP HOP: ENCONTROS COM A EDUCAÇÃO EM/ PARA OS DIREITOS HUMANOS
PALAVRAS-CHAVES: Batalhas de MC’s de Hip Hop. Direito à cidade. Educação em/para os direitos humanos.
RESUMO: Esta dissertação tem como objetivo compreender como as Batalhas de MC’s de Hip Hop podem ser propulsoras para o direito à cidade e à cidadania em São Luís - MA. As mobilizações das Batalhas de MC’s foram aqui pensadas na perspectiva de uma educação em/para os direitos humanos que se localiza em territórios que acompanham as trajetórias de vida dos grupos e indivíduos, fora das escolas, em lugares onde há profundos processos de interação. O referencial teórico do estudo se situa entre a teoria crítica dos direitos humanos (FLORES, 2009; SANTOS, 2014; SOUSA JUNIOR, 2019) da sociologia urbana (LEFEBVRE, 2001; HARVEY 4014; MARICATO, 2019) e da educação em/para os direitos humanos (CANDAU, 2007; BRANDÃO, 2009; ZENAIDE, 2010). A partir do método etnográfico (GEERTZ, 1978; MAGNANI, 2002) analisamos a dimensão educacional, estética e política dessas mobilizações como propulsoras para a disputa e produção do direito à cidade. As mobilizações das Batalhas produzem o espaço público na sua dimensão prática, resistem a ordenamentos urbanos segregadores e assim conferem diferentes sentidos aos direitos humanos no espaço urbano.
Presidente - 1448856 - ORLANDIL DE LIMA MOREIRA
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE