PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Banca de DEFESA: JESSICA HOLANDA DE MEDEIROS BATISTA

DISCENTE: JESSICA HOLANDA DE MEDEIROS BATISTA
DATA: 31/05/2022
LOCAL: Sala virtual do google meet - meet.google.com/iqj-ouqf-nnz
TÍTULO: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EM ESCOLAS INTEGRAIS CIDADÃS DE ENSINO MÉDIO DE JOÃO PESSOA: aproximações e deslocamentos
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Direitos Humanos. Educação Integral. Escolas Cidadãs Integrais; Projeto Político-pedagógico.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Sociais e Humanidades
RESUMO: O presente trabalho tem como temática a Educação em Direitos Humanos na educação básica, apresentando o contexto das escolas de educação integral de ensino médio. Este estudo tem como objetivo geral analisar a prática pedagógica da educação integral de Escolas Cidadãs Integrais no município de João Pessoa, observando as aproximações e deslocamentos com a Educação em Direitos Humanos na formulação dos seus Projetos Político Pedagógicos (PPP). Como objetivos específicos, procuramos contextualizar a EDH e a política de educação integral à nível nacional e estadual; investigar a política de educação integral do Estado da Paraíba e discutir e analisar as diretrizes e orientações dos Projetos Político Pedagógicos das Escolas Cidadãs Integrais do município de João Pessoa e sua interface com a Educação em Direitos Humanos. Para tanto, levantamos a seguinte questão: de que forma a Educação em Direitos Humanos repercute nos Projetos Político-Pedagógicos de Escolas Cidadãs Integrais de Ensino Médio do município de João Pessoa? A fim de se responder esta questão, para realização desta investigação, recorremos à pesquisa documental tendo como fontes as legislações pertinentes à implantação das escolas e seus Projetos Políticos Pedagógicos, além dos Planos Nacionais de Educação em Direitos Humanos e demais legislações educacionais do Estado da Paraíba. Além disso, a pesquisa foi acompanhada por uma revisão bibliográfica pertinente ao tema em estudo, com destaque para a literatura relativa à Educação em Direitos Humanos e Educação em Tempo Integral. Para análise dos dados, optamos pela análise de conteúdo de Laurence Bardin, por proporcionar uma análise qualitativa das informações. Nossa pesquisa concluiu que, apesar da existência normativa de uma legislação que trata de uma proposta de EDH para as Escolas Cidadãs Integrais, poucos foram os seus avanços e conquistas nas propostas curriculares formais nos estabelecimentos de ensino analisados.
Externo ao Programa - 1417661 - ANA CELIA SILVA MENEZES
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE