PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Banca de DEFESA: ROBERTA GONÇALVES BEZERRA DE MENEZES

DISCENTE: ROBERTA GONÇALVES BEZERRA DE MENEZES
DATA: 12/08/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet - meet.google.com/nyq-obis-pbq
TÍTULO: O LUGAR DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO CURSO DE DIREITO: uma discussão em torno da experiência no processo de formação na Universidade Regional do Cariri – URCA
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Direitos Humanos - Ensino de Direito - Práticas Educativas - Humanização
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO: Esta dissertação delimita o seu objeto de estudo no campo da educação em/para os direitos humanos no contexto do ensino superior, mais especificamente no curso de Direito. Possui como objetivo geral identificar no curso de Direito da Universidade Regional do Cariri - URCA a presença, no ensino dos direitos humanos, de práticas educativas que fortaleçam processos formativos humanizantes e dialógicos na defesa da dignidade humana. Como objetivos específicos, visa apresentar como historicamente ocorre a formação em direitos humanos nos cursos de Direito; caracterizar os termos humanização, relação dialógica e prática educativa no contexto da formação em direitos humanos; e, por fim, examinar os impactos das práticas educativas, em seus desafios e perspectivas no promover e fortalecer (no curso de Direito), um processo formativo dialógico e humanizante na defesa da dignidade humana. Justifica-se pela necessidade de aprofundar a temática a partir de uma realidade local e conseguir somar a atuação dos profissionais com a construção/mudança/aprimoramento de uma formação em/para os direitos humanos. Com base no levantamento teórico acerca da temática, destaca-se a necessidade de (re)pensar a formação jurídica latino-americana. A crise epistemológica vivenciada na formação jurídica, a carência de práticas humanizadoras, o predomínio do ensino bancário, entre outras questões, levaram a questionar as práticas educativas até então utilizadas pela maioria dos cursos de Direito. O papel que a educação e, consequentemente, a universidade possui foi trabalhada a partir do pensamento pedagógico e social do professor Paulo Freire, bem como dos estudos de Mikhail Bakhtin, Martin Buber, Maria de Nazaré Tavares Zenaide e Giuseppe Tosi. A pesquisa ainda se divide em outras duas etapas: a primeira consiste em uma análise documental, principalmente, do Projeto Pedagógico do Curso de Direito da URCA; já a segunda, consiste em uma pesquisa de campo transversal qualitativa, voltada a enxergar a realidade prática da temática no curso de direito. Os dados da pesquisa serão analisados com base na análise de conteúdo de Bardin (2004), promovendo-se um diálogo com os referenciais teóricos trabalhados.
Presidente - 1555100 - ALEXANDRE MAGNO TAVARES DA SILVA
Interno - 252653 - FERNANDO CEZAR BEZERRA DE ANDRADE