PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Banca de DEFESA: ANA PAULA BRITO NUNES

DISCENTE: ANA PAULA BRITO NUNES
DATA: 15/12/2022
LOCAL: SALA CAB 107
TÍTULO: Maria da Penha vai às escolas: uma análise sobre o ensino da lei de proteção às mulheres à luz da educação em direitos humanos
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Lei Maria da Penha; Educação em e para os Direitos Humanos; Violência contra as mulheres.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Sociais e Humanidades
RESUMO: A presente dissertação analisa a experiência do ensino da Lei Maria da Penha na escola através do projeto interdisciplinar “Maria da Penha vai às escolas” como uma estratégia teórico-metodológica para a incorporação de uma Educação em e para os Direitos Humanos nas escolas municipais de João Pessoa. Pretendeu-se analisar o projeto Maria da Penha vai às Escolas como um instrumento propositivo para a educação em direitos humanos, e sua incidência nas escolas, a partir desse processo preventivo, a fim de uma mudança dessa cultura vigente, patriarcal, desigual e violenta para as mulheres. Buscou-se compreender a Violência contra as Mulheres na sociedade brasileira a partir das relações de gênero, identificando os principais motivos e emergências da Lei Maria da Penha no Brasil e na Paraíba, além de refletir sobre a relação entre a fundamentação teórica do projeto e a Educação em Direitos Humanos desenvolvida com adolescentes, a partir da experiência realizada na Escola Dom Helder Câmara. Para alcançar esses objetivos utiliza-se da pesquisa qualitativa, apoiando-se em fontes bibliográficas para explorar as contribuições já existentes no campo do debate de Gênero e da Educação em e para os Direitos Humanos, realizada a partir do diálogo com autores e autoras como Lynn Hunt, Heleieth Saffioti, Joan Scott e Maria de Nazaré Tavares Zenaide. Para a análise documental, usou-se como aporte documentos estruturantes das políticas públicas para as mulheres, no Brasil, e em João Pessoa, especialmente os que discorrem sobre a política de educação e gênero como a Lei 13.566/2018, o Plano Nacional de Educação e o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. A pesquisa de campo é foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com profissionais de educação da Escola Dom Helder Câmara. Já em relação a técnica de análise dos dados das entrevistas, a fim de compreender e interpretar o material resultante, utilizou-se a análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011).
Presidente - 1460077 - SUELIDIA MARIA CALACA
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE