PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAYNE CRISTINA MACHADO DE ARAÚJO SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELAYNE CRISTINA MACHADO DE ARAÚJO SANTANA
DATA: 16/03/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de aula do PPGDH
TÍTULO: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DIANTE DE UMA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Direitos Humanos; movimento social; surdez; cultura e identidade surda; educação de surdos; interculturalidade.
PÁGINAS: 98
RESUMO: A pesquisa se propõe a investigar como ocorre a dinâmica cultural entre surdos e ouvintes em ambiente escolar e em qual medida ela tem influenciado no fortalecimento dos princípios e objetivos de uma Educação em Direitos Humanos. A pesquisa também tem como objetivos historicizar o movimento político das pessoas com deficiência, com foco no movimento Político das Pessoas Surdas, conceituar a Educação de Surdos e o papel da Educação em Direitos Humanos para formação de uma sociedade livre de discriminações contra a pessoa surda e compreender a cultura e identidade surda, para pensar a surdez enquanto uma diferença cultural, e os desafios e possibilidades para a educação de surdos diante de uma educação intercultural. Para isso, a pesquisa se apoiará nos trabalhos de Brito (2021), Crespo (2009), e Lanna Júnior (2010) para entender a organização das pessoas com deficiência enquanto movimento social em busca de reconhecimento de direitos e luta contra a discriminação, especialmente a participação das pessoas surdas com suas reivindicações específicas, que se concentrava, sobretudo, na luta contra o ouvintismo e o reconhecimento da língua brasileira de sinais. Este trabalho filia-se à visão sociocultural da surdez defendida por Sá (2002) e Gesser (2012), que enxerga a pessoa surda a partir da sua diferença cultural e seu sentimento de pertencimento a esse grupo e firma-se nos estudos de Goldfeld (1997) e Skiliar (2010) a respeito da situação da educação de surdos no Brasil. A visão do surdo como pertencente a um grupo minoritário possibilita o reconhecimento de direitos de acordo com a sua diferença, em especial uma educação de qualidade em consonância aos princípios e objetivos inerentes a uma educação em direitos humanos. Baseia-se ainda nos estudos de Benevides (2000), Carbonari (2010), Viola (2010) e Zenaide (2007) para compreender o sentido de uma educação em direitos humanos, e será fundamentada pelos estudos de interculturalidade de Candau (2012) que enxerga a educação intercultural como um meio possivelmente eficaz de diminuir as práticas históricas de discriminação contra surdos e alcançar uma sociedade mais justa. Sob o ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, classificada como exploratória descrita, tendo em vista os objetivos definidos na pesquisa, seguindo o método dedutivo e composta pelas seguintes etapas: bibliográfica-documental e de campo. Ademais, para a análise dos dados reunidos durante a pesquisa, será utilizada a Análise de Conteúdo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 332434 - TIMOTHY DENIS IRELAND
Interno - 252653 - FERNANDO CEZAR BEZERRA DE ANDRADE
Externo ao Programa - 3016596 - MUNIQUE MASSARO