PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CELDA REJANE FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CELDA REJANE FERREIRA
DATA: 03/04/2023
LOCAL:
TÍTULO: EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E DIREITOS HUMANOS A PARTIR DA LEI Nº 10.639/03: um estudo da realidade das escolas públicas do município de Cajazeiras - PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Direitos Humanos. Educação étnico-racial. Identidade. Escola municipal de Cajazeiras
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de efetivação da Lei 10.639/03 nas escolas de ensino fundamental do município de Cajazeiras-PB e sua relação com a Educação em Direitos Humanos. Foram definidos como objetivos específicos discutir os desafios para a efetivação da Lei 10.639/03 e da normatização antirracista correlata nas escolas brasileiras, considerando sua relação com a Educação em Direitos Humanos; compreender como os professores(as) e alunos(as) percebem a questão da educação étnico-raciais na escola e entender como as escolas municipais viabilizam estratégias e ações educativas para o fortalecimento da identidade negra e para o enfrentamento ao racismo. A pesquisa é do tipo qualitativa e tem como suporte teórico-metodológico a Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial. O trabalho está dividido em duas etapas, sendo uma bibliográfica e outra de campo, apresentando ainda como referências interdisciplinares a educação, os direitos humanos e a história. A análise proposta terá como sujeitos de pesquisa alunos(as) e professores(as) das escolas da rede municipal de ensino de Cajazeiras das turmas de Ensino Fundamental II (Anos Finais). Os dados coletados serão interpretados por meio da análise de conteúdo de Laurence Bardin e como instrumentos de coleta de informações serão utilizadas entrevistas semiestruturadas e questionários socioeconômicos com o objetivo de retratar a percepção dos sujeitos sobre a educação étnico-racial e suas ações afirmativas quando a identidade do povo negro e enfrentamento ao racismo.
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE
Interno - 1460077 - SUELIDIA MARIA CALACA