PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: CIRA MAIA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CIRA MAIA DOS SANTOS
DATA: 31/03/2023
HORA: 16:00
LOCAL: meet.google.com/ofz-tafz-fcc
TÍTULO: CARTAS PEDAGÓGICAS EM PRISÕES: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PARA ALÉM DAS GRADES
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Cárcere. Educação em Direitos Humanos. Educação em Prisões. Cartas Pedagógica
PÁGINAS: 200
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO: A prisão, criada como mecanismo de enclausuramento e controle social é também, lugar de violações dos direitos. O campo dos direitos humanos tem desenvolvido estudos e pesquisas que tem norteado relatórios-denuncias ao mesmo tempo em que tem proposto políticas humanizadoras para administração penitenciária. Os desafios no campo da Educação em Direitos Humanos têm garantido nos espaços de privação e restrição de liberdade a construção de saberes e práticas educativas direcionadas para uma perspectiva libertadora. A pesquisa adotou a perspectiva crítica dos direitos humanos e da educaçao em prisões a partir de referenciais freirianos, como forma de desvelar nas brechas as possibilidades de uma educação emancipadora para além das grades. O presente estudo é fruto de uma década de experiência como educadora na educação em prisões no Estado da Paraíba, encontrando e construindo espaços de criação e resistência. A pesquisa prentende comprender a contribuição da educação em prisões na ótica da dos direitos humanos, a partir da análise das produções pedagógicas criadas em sala de aula no cárcere, focando o olhar da investigadora no processo cognitivo experienciado pelos/as educandos/as nas aulas enclausuradas, valorizando os sentidos e as formas de expressão dos mesmos. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa que teve como centralidade a análise de conteúdo das cartas pedagógicas. Espera-se com o trabalho de pesquisa contribuir para o entendimento do atravessamento dos Direitos Humanos na Educação em Prisões (DHEP).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE
Interno - 2485129 - MARLENE HELENA DE OLIVEIRA FRANCA
Externo ao Programa - 1417661 - ANA CELIA SILVA MENEZES