PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JACKELYNE DE OLIVEIRA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JACKELYNE DE OLIVEIRA SILVA
DATA: 14/04/2023
LOCAL: Sala de Reunião do PPGDH
TÍTULO: QUAL A COR DO MEU SERTÃO? ESCOLA, EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E IDENTIDADE ÉTNICA DOS JOVENS DO QUILOMBO "OS RUFINO"
PALAVRAS-CHAVES: IDENTIDADE NEGRA. QUILOMBO. RACISMO. LEI 10.639/03. POLÍTICAS EDUCACIONAIS
RESUMO: : O presente trabalho irá buscar compreender como a lei 10.639/03 contribui para a construção de uma identidade juvenil negra dos estudantes quilombolas da comunidade “os Rufino”, sertão paraibano, quando implementadas na Educação Básica. A referida Lei Federal instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas de ensino básico, e como consequência prática urge a necessidade de uma análise avaliativa de políticas públicas educacionais para verificar como a lei é colocada em prática no sentido de despertar em alunos negros referências positivas para a formação e fortalecimento de sua autoimagem. Como símbolo de memória, identidade e territorialidade que as comunidades quilombolas trazem consigo, a dissertação será desenvolvida dentro do Quilombo dos Rufino em Pombal-PB. O estudo será descritivo e exploratório, com uma análise crítica do problema, assumindo uma abordagem qualitativa, estabelecendo uma relação entre o universo estudado e os sujeitos, proposta no víeis de pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas. A partir dos dados coletados com as entrevistas, serão pontuados percalços e perspectivas como diagnóstico sobre as políticas públicas e seu impacto na construção desta identidade.
Presidente - 1448856 - ORLANDIL DE LIMA MOREIRA
Interno - 1460077 - SUELIDIA MARIA CALACA