PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA ALVES DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA ALVES DE SOUZA
DATA: 26/04/2023
LOCAL: Sala Multimídia do CCJ/UFPB
TÍTULO: ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JOÃO PESSOA/PB E RELIGIÕES AFROBRASILEIRAS: inclusão ou segregação?
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Ensino Religioso. Religião. Direitos Humanos. Isonomia.
RESUMO: O ensino religioso nas escolas ainda figura como uma disciplina obrigatória da grade curricular a ser oferecida, mas que possui matrícula opcional pelos alunos ou seus responsáveis. De maneira conceitual, a proposta dessa disciplina nas escolas refere-se à mediação de despertar nos alunos sobre os fundamentos, costumes e valores que compõem as diferentes religiões existentes na sociedade brasileira. No entanto, considerando o processo de formação do estado brasileiro e os costumes que foram sendo adotados pela sociedade, tais práticas refletiram na educação por meio do ensino religioso praticado como catequização por épocas e a discriminação contra religiões historicamente demonizadas. Nesse cenário, o objetivo geral da pesquisa consistiu em analisar a execução das políticas públicas de ensino religioso nas escolas públicas de ensino fundamental do município de João Pessoa – PB, sob a ótica dos professores de ensino religioso. Para tanto, a metodologia adotada consistiu em uma pesquisa de campo, realizada em 9 escolas municipais de ensino fundamental da cidade de João Pessoa, com professores da disciplina de ensino religioso, além de outros documentos que possam ser pertinentes para a compreensão completa dos aspectos referentes ao universo estudado. Acredita-se que a análise do tema a partir das perspectivas dos professores e das diretrizes sugeridas para a disciplina permitirão compreender se o ambiente escolar em João Pessoa tem sido acolhedor ou segregador em suas práticas, principalmente quanto aos preceitos e praticantes de religiões afro-brasileiras, haja vista as práticas históricas e discriminatórias contra essa crença e as disposições das Leis nº 10.639/03 e 11.645/08.
Presidente - 1700164 - NELSON GOMES DE SANT ANA E SILVA JUNIOR
Interno - 1779954 - LUZIANA RAMALHO RIBEIRO