PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA CRISTINA DA SILVA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA CRISTINA DA SILVA FERREIRA
DATA: 20/04/2023
HORA: 19:00
LOCAL: Plataforma Google Meet https://meet.google.com/dvy-gtfi-krk
TÍTULO: TERRITÓRIO E DIREITOS HUMANOS: A cultura originária a partir do ensino diferenciado na escola estadual indígena Pedro Poti situada no Município da Baía da Traição / PB
PALAVRAS-CHAVES: Direitos Humanos; Educação Indígena; Potiguara; Território.
PÁGINAS: 76
RESUMO: A pesquisa intitulada TERRITÓRIO E DIREITOS HUMANOS: A cultura originária a partir do ensino diferenciado na escola estadual indígena Pedro Poti situada no Município da Baía da Traição / PB. Versa sobre a educação indígena no território Potiguara, situados no litoral norte paraibano. Buscamos analisar os marcos legais que amparam a educação indígena que é pertinente à educação diferenciada e que asseguram a transmissão da memória e os direitos territoriais dos povos originários. O recorte espacial do estudo é a Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Pedro Poti, localizada no município da Baía da Traição, mas precisamente na Aldeia São Francisco, no qual é considerada referência de ensino para esse grupo étnico. Desse modo, a presente pesquisa se justifica pela necessidade em registrar as práticas culturais ancestrais presentes na cultura indígena Potiguara, integrado no currículo da escola Pedro Poti, observando como essas práticas educativas fortalecem o processo contínuo da identidade étnica desse grupo. Partimos da seguinte questão de pesquisa: Como ocorrem os processos de transmissão do conhecimento da cultura indígena a partir das práticas culturais enfatizadas no currículo escolar diferenciado da Escola Indígena Pedro Poti? A partir dessa questão central, buscamos responder as seguintes questões secundárias: Quais os Marcos Regulatórios relativos aos Direitos Humanos e da Educação diferenciada dos povos Indígenas Potiguara? Como a escola desenvolve prática pedagógica referente à conquista do território Potiguara? A fundamentação teórica deste trabalho resulta do estudo dos principais autores: Barcellos (2012), Bergamaschi e Medeiros (2010), Le Goff (1990-1924), Marques (2009), Moonen e Maia, (2008), Molina, Sá (2012), Nascimento (2012) e Silva (2015), tornando a referente pesquisa, enriquecida com seus estudos e diálogos sobre os pressupostos legais e conceituais sobre a educação dos Povos Indígenas, a educação escolar indígena Potiguara e as formas organizativas do seu território. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida em quatro etapas, sendo elas: Pesquisa Participante, Documental, Interdisciplinar e de Campo, realizada na Escola Estadual Indígena Pedro Poti, tendo como sujeitos da pesquisa, gestores(as), professores(as), alunos(as) e anciões(ães). Como resultado parcial, após a analise documental foi percebido que, os Povos Indígenas na luta pela garantia dos Direitos Humanos gradativamente vêm se inserindo na agenda pública governamental, buscando a efetivação e garantia dos seus Direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais, a exemplo dos Povos Indígenas Potiguara da Paraíba, que a partir da homologação das suas Terras Indígenas (TIs), vêm alcançando e se fortalecendo através da Educação específica e diferenciada na qual tem sido um forte instrumento para o fortalecimento da Cultura Indígena Potiguara no território, bem como, o ensinamento sobre a valorização da autoidentificação desde a base.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1762569 - AMANDA CHRISTINNE NASCIMENTO MARQUES
Interno - 918.249.404-59 - IVANALDA DANTAS NÓBREGA DI LORENZO - UFCG
Externo à Instituição - MARIA DE FATIMA FERREIRA RODRIGUES