PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MILANE ROCHA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MILANE ROCHA DE OLIVEIRA
DATA: 27/04/2023
LOCAL: https://meet.google.com/hqi-jvrb-xvd
TÍTULO: Saberes e fazeres formativos na educação em direitos humanos e na educação popular: o caso da Associação Casa dos Sonhos e a Comunidade Quilombola do Matão, Gurinhém-PB. 2023
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Direitos Humanos. Educação Popular. Saberes. Quilombo.
RESUMO: Este trabalho tem objetivo geral analisar a pedagogia do processo formativo e educativo entre os saberes e fazeres da Comunidade Quilombola do Matão, Gurinhém – PB e a Associação Casa dos Sonhos, através da concepção de Educação Popular em Direitos Humanos e como objetivos específicos, conceituar saberes e fazeres nos processos educativos numa perspectiva afro centrada da Educação Quilombola a partir da experiência da ONG Casa dos Sonhos e Comunidade do Matão, Gurinhém- PB, fundamentada na Educação em Direitos Humanos e na Educação Popular, identificando os processos educativos numa perspectiva afrocentrada da Educação Quilombola a partir da experiência da ONG, considerando a percepção de seus sujeitos.Tem-se como aporte teórico o pensamento de Freire (1996) para a Educação Popular e as referências da Educação em Direitos Humanos na legislação brasileirra, a exemplo do Plano Nacional de Educação (2010). Metodologicamente a pesquisa tem um caráter qualitativo, interdisciplinar e tem como fundamento a dialética. Utiliza-se como instrumento de construção de dados a análise de documentos como as normas da ONG e a legislação brasileira para a Educação em Direitos Humanos. A análise de conteúdo foi o método escolhido para analisar os dados obtidos. Espera-se que a pesquisa faça uma discussão importante no que respeita ao conhecimento popular adquirido nos processos educação no campo não formal da educação como é o caso da ONG e do quilombo pesquisados.
Presidente - 1460077 - SUELIDIA MARIA CALACA
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE