PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: SOLANGE MOURA GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SOLANGE MOURA GOMES
DATA: 31/08/2016
HORA: 16:00
LOCAL: Sala de Aula
TÍTULO: As praticas pedagógicas em Educação para os Direitos Humanos no Cotidiano da Escola Municipal Zumbi dos Palmares.
PALAVRAS-CHAVES: Direitos Humanos. Educação. Escola. Violência Escolar. Preconceito.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: O presente trabalho teve por objetivo investigar os impactos das praticas pedagogicas da Educacao em/para os Direitos Humanos na prevencao e enfrentamento da violencia no cotidiano da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, em Joao Pessoa-PB. A abordagem metodologica adotada foi do tipo qualitativa, a partir de um estudo de caso, associada a analise documental e bibliografica. Referencia-se na concepcao da dimensao pedagogica dos Direitos Humanos enquanto campo prioritario para a difusao teorica, historica e metodologica dos Direitos Humanos, destacando, neste contexto, a perspectiva intercultural dos Direitos Humanos. Paulo Freire, dentre outros grandes pensadores dos Direitos Humanos, conduz o eixo nucleador do aporte teorico que ousa pensar a historia como possibilidade e nao como determinacao, e a escola como espaco de producao de conhecimento. Apresenta a construcao, no Brasil, das politicas publicas para os Direitos Humanos: a introducao dos Direitos Humanos como tema transversal no ensino formal do Brasil, a incorporacao dos principios da Declaracao Universal dos Direitos Humanos na Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional (LDB nº 9.394/1996), assim como a regulamentacao da Educacao em/para os Direitos Humanos pelo MEC (Resolucao/CNE/CP nº1/2012). Aponta o desafio de transpor o discurso do dialogo e do respeito a dignidade humana para alem da teoria e do espaco da escola, numa realidade marcada pela violencia e exclusao social. Finalmente, defende que a Educacao em/para os Direitos Humanos, direcionada a emancipacao dos sujeitos, extrapole a condicao de intencao politica pedagogica da escola para tornar-se um direito social e humano sistematizado a partir das praticas pedagogicas no cotidiano escolar.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE
Externo ao Programa - 1448856 - ORLANDIL DE LIMA MOREIRA
Interno - 338367 - RITA DE CASSIA CAVALCANTI PORTO