PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Banca de DEFESA: FABIANA RECHEMBACH

DISCENTE: FABIANA RECHEMBACH
DATA: 23/09/2016
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
TÍTULO: Formação em Agronomia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco e Saberes Discentes sobre Direitos Humanos.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Educação profissional e tecnológica. Educação superior. Educação em direitos humanos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco. Agronomia.
ÁREA: Educação
RESUMO: Durante seculos a educacao para o trabalho se perfez na dinamica social, concomitantemente a pratica laborativa, por meio de um processo de aprendizagem informal, ao passo em que a educacao institucionalizada cabia o preparo dos grupos de comando. Porem, com a expansao do capitalismo surgiu a necessidade de mao-de-obra treinada e a escola assumiu o papel de agente de preparo para o trabalho. A reestruturacao do ensino manteve a segregacao: propos uma escola adestradora para os trabalhadores e outra, formativa, para a burguesia, sustentando a divisao entre preparar para o trabalho intelectual ou para o manual. Na sociedade neoliberal, herdeiro desse processo, ainda que sob outro vies, o projeto hegemonico de educacao privilegia o produtivismo desenvolvimentista – atendendo ao mercado –, sem contribuir para uma formacao reflexiva, emancipatoria e de resistencia em relacao as desigualdades. Todavia, atores contra-hegemonicos tem pautado, com sucesso, o debate sobre o tipo de formacao que as instituicoes de ensino privilegiam e as razoes da opcao adotada. Cumpre, entao, as instituicoes de ensino definir se implementam um programa de educacao que visa apenas ao desenvolvimento economico ou tambem ao humano. Nessa esteira, esta pesquisa investiga, a luz dos referenciais para a educacao em direitos humanos no ensino superior, as relacoes entre a formacao profissional, considerada a partir do curriculo e das praticas dos cursos de graduacao e pos-graduacao em Agronomia da Universidade Tecnologica Federal do Parana –Campus Pato Branco (UTFPR-PB), e os saberes discentes sobre direitos humanos, na busca pela compreensao do projeto de educacao empreendido no locus da pesquisa. Para tanto, analisamos a relacao entre educacao superior, educacao profissional e tecnologica e educacao em direitos humanos; historiamos o surgimento e as transformacoes da UTFPR; examinamos o estatuto da educacao em direitos humanos em documentos institucionais da UTFPR; caracterizamos os saberes discentes dos cursos de graduacao e pos-graduacao em Agronomia da UTFPR sobre direitos humanos, no contexto das praticas pedagogicas desenvolvidas no Campus Pato Branco; e cotejamos a analise documental e a descricao dos saberes discentes acerca dos direitos humanos com as categorias historicidade, contradicao e totalidade. Fundamentamos a pesquisa, filosofica e epistemologicamente, no materialismo historico dialetico, articulando a investigacao da problematica com o exame dos fenomenos que a envolvem. Elaboramos, assim, um estudo de caso quantiqualitativo, estruturado atraves de revisao de literatura; de pesquisa documental, mediante avaliacao de documentos institucionais e normativas nacionais; e de pesquisa de campo, com aplicacao de questionarios e realizacao de entrevistas. Da analise dos dados constatamos que os sujeitos da pesquisa tem conhecimento minimo sobre direitos humanos, advindo de fontes alheias a universidade. Por fim, ao conjugar a analise dos documentos institucionais com as respostas aos questionarios e entrevistas, apreendemos que os cursos nao sistematizam a educacao em direitos humanos em seus curriculos e que tampouco sao promovidas acoes que visem difundi-la, revelando projetos de ensino voltados para o desenvolvimento economico, mas carentes de acoes de desenvolvimento humano.
Externo à Instituição - DOMINGOS LEITE LIMA FILHO
Presidente - 252653 - FERNANDO CEZAR BEZERRA DE ANDRADE