PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Banca de DEFESA: RENILDO LUCIO DE MORAES

DISCENTE: RENILDO LUCIO DE MORAES
DATA: 29/07/2014
LOCAL: NCDH - central de aulas Campus I UFPB
TÍTULO: JUVENTUDE E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: uma relação presente no currículo do ProJovem Urbano de João Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: Direitos Humanos, Educação, Currículo, Projovem Urbano.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO: Juventude e Educacao em Direitos Humanos: uma relacao presente no curriculo do Projovem Urbano de Joao Pessoa” propoem a compreender a insercao da Educacao em Direitos Humanos no curriculo do Projovem Urbano de Joao Pessoa, que faz parte da modalidade EJA da educacao basica. Para identificar as acoes pratico-educativas em direitos humanos, tomamos como campo empirico o Nucleo do Projovem Urbano de Joao Pessoa que funciona na E.M.E.F. Prof. Durmeval Trigueiro Mendes, situada no bairro do Rangel, na Zona Oeste do municipio de Joao Pessoa/PB. A coleta de dados da pesquisa teve recorte temporal de 18 meses durante a execucao do programa, que aconteceu entre maio/2012 e dezembro/2013. Os objetivos do estudo foram: Analisar o curriculo do Projovem Urbano que faz parte da Politica Nacional de Juventude na educacao basica e sua relacao com insercao da Educacao em Direitos Humanos, na educacao prevista pelo Plano Nacional de Educacao em Direitos Humanos e pela resolucao nº 1/2012 do Conselho Nacional de Educacao, que define as diretrizes nacionais da Educacao em Direitos Humanos no Sistema Educacional Brasileiro; Construir a trajetoria historica do Projovem Urbano em Joao Pessoa, tendo como foco os seguintes itens: historico do programa, perfil dos jovens participantes, desenho curricular e sua relacao com a pedagogia freireana e educacao em direitos humanos. Trata-se de um estudo de caso, com a enfase em dados quantitativos e qualitativos, realizado atraves de insercoes bibliograficas, documentais e empiricas, envolvendo educadores(as), educandos(as) e gestor escolar municipal que atuaram junto ao Projovem Urbano de Joao Pessoa. Como resultados da pesquisa, verificaram-se diversos pontos de convergencias entre o Projovem Urbano, a Educacao em Direitos Humanos e a pedagogia freireana, com destaque para a Educacao como ato de liberdade, proposta de Paulo Freire e principal fio condutor entre a Educacao em Direitos Humanos e o Projovem Urbano. Outro resultado e o reconhecimento dos jovens como sujeitos de direitos e a afirmacao de uma consciencia cidada; o desenvolvimento de processos metodologicos participativos e o fortalecimento de praticas individuais e sociais que gerem acoes e instrumentos em favor da promocao e da defesa dos direitos humanos. A dissertacao pretende oferecer contribuicoes teorico-praticas ao trabalho do Projovem Urbano de Joao Pessoa, apontado de forma clara a localizacao dos conteudos, por unidade formativa, e suas acoes pedagogicas com educacao em direitos humanos presentes no curriculo oficial e as acoes apontadas pelos educadores(as) construidas atraves das necessidades presentes na realidade social na comunidade escolar.
Presidente - 338367 - RITA DE CASSIA CAVALCANTI PORTO
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE