PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MARIA LUIZA PEREIRA LEITE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA LUIZA PEREIRA LEITE
DATA: 31/07/2017
HORA: 14:00
LOCAL: SALA 107B - CENTRAL DE AULAS - BLOCO B
TÍTULO: “Oxum está vendo isso aí”: trabalho e questões de gênero no Terreiro Santa Bárbara e Mestre Zé dos Anjos em Campina Grande -PB
PALAVRAS-CHAVES: Comunidade de terreiro; Umbanda e Jurema; trabalho-ritual; questões de gênero; divisão sexual do trabalho.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: Este trabalho consiste em um esforco de construir uma narrativa de cunho etnografico entrancando questoes que miram no debate sobre genero, a partir da experiencia espiritual/politica/academica que teve inicio em maio do ano de 2013 em terreiros de Umbanda e Jurema de Campina Grande, enfocando principalmente na constituicao e dinamica de um dos terreiros mais antigos e tradicionais da cidade, o Terreiro Santa Barbara e Mestre Ze dos Anjos, localizado no bairro da Ramadinha II, que e onde desenvolve-se a pesquisa. A proposta metodologica se constroi no campo e com ele, utilizando alguns instrumentos de pesquisa combinados: a observacao participantecom registro em diario de campo; a historia de vida tematica ou historia de vida topica; e a entrevista semiestruturada. Esta, objetivando registro da trajetoria de vida da lideranca do referido terreiro, Mae Carminha da Ramadinha, Ialorixa e Juremeira conhecida e respeitada dentre a comunidade de religiao Afro-amerindia da cidade e regiao. Enquanto percurso de escrita, opto por seguir a trilha da producao do saber situado, e sendo assim, assumo a escrita em primeira pessoa como opcao politica e epistemologica, assim como percebo como absolutamente necessaria a exposicao do meu processo de insercao no campo, em suas dificuldades, surpresas, fissuras e contradicoes. Uma das questoes teoricas abordadas neste trabalho intenciona discutir como operam, no terreiro - espaco de uma realidade tao diversa e delicada - as engrenagens do discurso genero, aqui entendido como um marcador social da diferenca que se intersecsiona com classe, raca, religiosidade, geracao. Por fim, faco uso do conceito de divisao sexual do trabalho, um processo discursivo, social e politico, que fixou historicamente o lugar do domestico como naturalmente feminino, para assim, discutir alguns aspectos constatados em campo, como por exemplo, quando no trabalho ritual e somente as mulheres que pesa a responsabilidade de assumir o lugar da cozinha e todas as funcoes relacionadas ao ambito domestico, espaco essencial para todos os processos ligados a religiao, porem, pouco abordado nos estudos sobre as religiosidades afro-amerindias.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1117802 - ELIO CHAVES FLORES
Interno - 1719755 - ESTEVAO MARTINS PALITOT
Interno - 1051248 - MARIA DE FATIMA FERREIRA RODRIGUES
Externo à Instituição - LUIZ ARTHUR PEREIRA SARAIVA