PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JULYANNA DE OLIVEIRA BEZERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULYANNA DE OLIVEIRA BEZERRA
DATA: 20/07/2017
HORA: 15:00
LOCAL: SALA 107B - CENTRAL DE AULAS - BLOCO B
TÍTULO: Educação em Direitos Humanos no Contexto das Relações Étnico-Raciais: desafios e perspectivas no encontro com a pedagogia freireana
PALAVRAS-CHAVES: Formação Permanente; Políticas Públicas; Educação antirracista.
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: O presente estudo de carater qualitativo, tem por objetivo compreender a relacao dos sujeitos com a educacao em direitos humanos que prioriza a conscientizacao e a ressignificacao como uma formacao permanente do ser. Para isso e necessario o entendimento do valor e viabilidade da proposta teorico-metodologica freireana como um caminho para um estudo critico e conscientizador. Oferecendo uma introducao as discussoes sobre as politicas publicas de acoes afirmativas como uma forma de resgate a dignidade humana dos negros. Investigando e contribuindo com novas praticas pedagogicas. Nesse sentido, a metodologia adotada esta ancorada nos aportes teoricos de: Freire (1987; 1994; 1996; 1997; 2000; 2003; 2014), Munanga (2004; 2005), Carvalho (2005), Nascimento (2003), Poutgnat (2011), Santos (2007), Silva (2005), entre outros. Para alcancarmos os objetiuvos propostos, tracamos uma metodologia especifica durante toda a pesquisa. Primeiro foi realizada uma pesquisa bibliografica ampla focada em materiais ricos na tematica estudada: artigos, livros, jornais, revistas; em um segundo momento realizamos uma pesquisa documental revisando marcos legais, investigando, entre eles a Constituicao Federal de 1988, a Lei ° 10.639/2003 que estabelece a obrigatoriedade do ensino da historia e cultura Afro-brasileira e Africana, e apos toda investigacao teorica, realizamos a pesquisa participativa, onde aplicamos o questionario e debatemos a tematica com os/as professores/as envolvidos/as, e trabalhamos com as oficinas pedagogicas com os jovens da instituicao, onde a todo momento estabelecemos uma relacao entre a teoria e a pratica. Dessa forma, a presente pesquisa procurou contribuir com o pensamento que acredita na necessidade continua do repensar nossa historia, a fim de buscar solucoes coletivas para o racismo, este grande problema que vivenciamos dia-a-dia, e que afeta diretamente mais da metade da populacao brasileira. Compreendemos que a medida que as discussoes sobre a Educacao Antirracista, acirram-se por todo territorio brasileiro, principalmente nos movimentos negros, indigenas e de mulheres, novas ideais e praticas estao surgindo e promovendo o crescimento social e humano como medidas solidas, conduzindo toda nossa nacao pelo caminho da cidadania na sua totalidade, sem distincao de raca, cor, genero ou condicao social. Necessariamente este fato traz significativas implicacoes para o processo formativo de educadores e educadoras.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1555100 - ALEXANDRE MAGNO TAVARES DA SILVA
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE
Externo ao Programa - 1448856 - ORLANDIL DE LIMA MOREIRA
Presidente - 338367 - RITA DE CASSIA CAVALCANTI PORTO
Externo ao Programa - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Externo ao Programa - 1460077 - SUELIDIA MARIA CALACA