PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Banca de DEFESA: WALDIR PORFIRIO DA SILVA

DISCENTE: WALDIR PORFIRIO DA SILVA
DATA: 31/07/2017
LOCAL: SALA 107B - CENTRAL DE AULAS - BLOCO B
TÍTULO: Um sonho afogado: ditadura civil-militar e movimento estudantil no Estado da Paraíba - O caso de João Roberto Borges de Souza (1967-1969)
PALAVRAS-CHAVES: ditadura militar; movimento estudantil; Paraíba.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: O Brasil sempre enfrentou uma luta entre dois projetos que se digladiam a partir da instalacao do regime republicano: um projeto nacional desenvolvimentista e outro projeto liberal conservador. A disputa entre esses dois projetos se espalha em todos os campos, seja ideologico, politico, economico e social. A Guerra Fria iniciada pelos Estados Unidos dividiu o mundo ao defender uma Doutrina de Seguranca Nacional para combater aqueles que pensavam diferente do sistema capitalista, em especial, os comunistas que ganhava corpo em varios paises no campo politico. No Brasil, desde o fim da 2ª Grande Guerra Mundial, militares do alto escalao que estiveram naquela guerra participaram, nos EUA, de cursos de formacao politica, economica e estrategias para combater o inimigo interno. Apos varias tentativas de interrupcao do processo democratico brasileiro, finalmente, em 1964, conseguiram dar um golpe civil-militar e instalar uma ditadura que perseguiu militantes comunistas e das forcas progressistas que apoiavam o governo deposto de Joao Goulart. Em consequencia desse golpe, o movimento estudantil universitario da Paraiba, analisado nesta pesquisa dentro do periodo de 1958 a 1969, mostra como foi desarticulado pelo governo autoritario e reorganizado por meio de suas entidades (UNE, UEEP, DCE, DA) e liderancas, dente as quais destacando-se a figura de Joao Roberto Borges de Souza, estudante de medicina na UFPB, vice-presidente da UEEP, presidente do DA do seu curso, preso varias vezes, sendo que numa delas, em 1969 no Recife-PE, sofreu tortura fisica e psicologica. Menos de seis apos estar em liberdade respondendo a inquerito policial, Joao Roberto foi se esconder na zona rural do municipio de Catole do Rocha-PB, onde, dias depois, foi encontrado afogado pelos moradores da comunidade de Olho D´Agua. A familia e os seus companheiros de geracao sempre buscaram o direito a verdade como instrumento para persecucao dos fatos ocorridos antes e depois da sua morte. O conceito do direito a verdade, um dos pilares da justica de transicao, sera tambem estudado por esta pesquisa.
Interno - 337153 - GIUSEPPE TOSI
Presidente - 335332 - LUCIA DE FATIMA GUERRA FERREIRA