PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: VICTOR DE SAULO DANTAS TORRES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VICTOR DE SAULO DANTAS TORRES
DATA: 31/07/2017
HORA: 09:00
LOCAL: SALA 107B - CENTRAL DE AULAS - BLOCO B
TÍTULO: Educação em Direitos Humanos e o Debate de Gênero no Sistema Público de Ensino Básico de Cajazeiras - PB: um Estudo sobre a (In)efetividade das Políticas Públicas Municipais em Educação
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas; Educação em Direitos Humanos; Gênero; Diversidade.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: Considerado o historico de violacoes de direitos de certos grupos sociais com base nas diferencas sexuais e de genero, em especial mulheres e pessoas LGBT, nao e dificil perceber que a estrutura excludente que opera e reforca o tratamento discriminatorio destes grupos encontra nas instituicoes sociais, especialmente nas educacionais, o apoio necessario para perpetuar tais formas de agir e pensar. Ponderando nossas vivencias escolares frente ao condicionamento das identidades e sexualidades a um modelo binario e heteronormativo, alem da aproximacao com o tema na producao academica e a constante discussao sobre como a escola deve se posicionar diante do novo paradigma das diversidades, escolhemos aprofundar os estudos sobre a otica das politicas publicas em Direitos Humanos, sabendo que sao estes instrumentos essenciais para a transformacao social, de forma que, nesse aspecto, nossa pesquisa voltou-se ao campo das politicas publicas em Educacao em Direitos Humanos. Dessa forma, a presente dissertacao teve como objetivo principal averiguar a efetividade das politicas publicas de educacao no campo do genero e da diversidade no municipio de Cajazeiras, ante a inclusao dessa tematica em seu Plano Municipal de Educacao e outras acoes nesse sentido desenvolvidas no sistema escolar municipal. Para tanto, foi desenvolvido um estudo qualitativo, com a realizacao de entrevistas nao estruturadas, com 13 sujeitos, entre representantes de movimentos sociais, do poder executivo e legislativo, sendo 05 deles professores do proprio sistema municipal, pesquisa documental, bibliografica e de campo, atraves da observacao escolar, sendo a interpretacao dos dados feita pela tecnica da analise de conteudo. Foram analisadas as politicas de genero e diversidade no municipio e sua influencia sobre o curriculo escolar, em especial o reforco ou desestimulo de certas praticas e preconceitos baseados no genero e na sexualidade, discutindo a qualidade dessas politicas no contexto da educacao municipal. Identificando como resultado principal a existencia de politicas fragilizadas com reflexos na atuacao de alguns educadores, mostrando que ainda ha muito que se trabalhar nesse sentido. Por fim a pesquisa realizada aponta novas perspectivas de ampliacao no sentido de compreender como sera desenvolvida a formacao continuada em genero e diversidade dos docentes municipais prevista no PME.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS
Externo ao Programa - 1724875 - JAILTON MACENA DE ARAÚJO
Interno - 330126 - ROSA MARIA GODOY SILVEIRA