PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MAX FERNANDO SILVA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAX FERNANDO SILVA DE LIMA
DATA: 02/02/2018
HORA: 14:00
LOCAL: SALA 107B - CENTRAL DE AULAS
TÍTULO: COTIDIANO ESCOLAR, SENSO COMUM E PRÁTICA PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO EM/PARA OS DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA LICEU PARAIBANO
PALAVRAS-CHAVES: Direitos Humanos; cotidiano escolar; prática pedagógica; Educação em Direitos Humanos.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: Este estudo toma por pressuposto que a Educacao em/para os Direitos constitui-se como importante ferramenta para subsidiar a pratica pedagogica docente em escolas publicas de nivel medio, e que e na cotidianidade escolar que se dao os contundentes encontros/desencontros de ideias e posicionamentos sobre “esses tais direitos humanos”. Identificamos que, as vezes, os temas concernentes aos Humanos emergem no ambito escolar a partir de linhas de raciocinio e de criterios cientifico-argumentativos bem fundamentados; noutras vezes, surgem apenas com perspectivas eivadas no senso comum que podem ser, em alguns casos, resquicios vivos de um passado recente de ditadura civil-militar no Brasil. Acreditamos que esse senso comum se caracteriza como alicerce de resistencia aos Direitos Humanos no percurso da historia, mas tambem acreditamos que o senso comum pode servir ao aprendizado na medida em que ele e identificado, compreendido e posteriormente superado. O universo dessa pesquisa foi representado pela Escola Liceu Paraibano, localizada no municipio de Joao Pessoa - PB. O corpus da amostra constituiu-se com 09 colaboradores desta instituicao, sendo 07 docentes (com abrangencia multidisciplinar), 01 interprete da Lingua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e 01 gestor escolar. Destacamos como objetivo principal desta pesquisa a busca por compreendermos a cotidianidade escolar, sob a otica dos docentes e gestores (as), como lugar de reproducao sistemica de embates e aprendizados sobre EDH. Optamos por uma abordagem do metodo qualitativo com aporte em Minayo (2008), com enfase na categoria da “Analise de Conteudo” em Bardin (1979), cuja aplicacao foi viabilizada a partir da pesquisa de campo, que teve como instrumentos de coleta de dados entrevistas, aplicacoes de questionarios semiestruturados e observacoes do cotidiano dentro e fora de sala de aula. No primeiro momento da pesquisa, discorremos sobre os conceitos e historicidade dos Direitos Humanos, considerando sempre tambem as perspectivas de teorias criticas apresentadas em Comparato (2005); Herrera Flores (2009) e Tosi (2005) e ressaltamos que a oferta e promocao de uma educacao digna vao alem do enfoque juridico-constitucional conforme Bobbio (1992). Em seguida, justificamos os “porques” da importancia da EDH no cotidiano escolar em Silveira (2014); McCowan (2005), dentre outros e os pontos e contrapontos entre ciencia e senso comum em Alves (1981); Saviani (1996); Morin (2005). Por fim, os dados foram transcritos e analisados, a luz das teorias supracitadas. Temas que sao indissociaveis dos DH foram abordados como, por exemplo, as percepcoes de “senso comum” sobre os DH, a influencia da(s) midia(s) e tecnologias na escola, bullying, valorizacao, reconhecimento e a condicao de vulnerabilidade do professor no ambiente de trabalho, etc. Constatamos que ha iniciativas de EDH na Escola Liceu Paraibano. Porem, o engajamento, sob o prisma multidisciplinar, necessita ser mais enfatizado por que a EDH e justamente isso, um desafio para o hoje.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 335332 - LUCIA DE FATIMA GUERRA FERREIRA
Presidente - 330126 - ROSA MARIA GODOY SILVEIRA
Externo ao Programa - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO