PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de DEFESA: ADERLON DOS SANTOS GERONIMO

DISCENTE: ADERLON DOS SANTOS GERONIMO
DATA: 11/11/2019
LOCAL: SALA DE REUNIÃO CCTA
TÍTULO: O PROTAGONISMO DOS APRESENTADORES NO CONTRATO DE COMUNICAÇÃO DE PROGRAMAS POLICIAIS NA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-Chave: jornalismo policial; apresentadores; performance; contrato de comunicação; ethos; logos; pathos.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: A pesquisa visa compreender como os apresentadores de programas policiais da Paraíba elaboram estratégias profissionais para estabelecerem um contrato de comunicação. A análise parte de quatro jornais – e dos seus respectivos apresentadores – que são transmitidos no horário do meio-dia, no estado paraibano: Correio Verdade, Cidade em Ação, Fala Cidade e Tambaú da Gente. O estudo se fundamenta a partir dos conceitos de contrato de comunicação, performance, credibilidade, ethos, logos e pathos. A nossa abordagem metodológica se ancora na observação participante, entrevistas com os apresentadores e análise dos sete componentes de dramatização identificados na estrutura básica dos programas policiais (encenação dramática; diversas notícias; superficialidades; violência, dor, sofrimento, tragédia; figuras de linguagem; repetição, fragmentação e velocidade; construção da proximidade). Buscamos categorizar as estratégias de dramatização dos apresentadores a fim de compreendermos como nasce e se mantém o contrato de comunicação nesses programas. Os resultados indicam que os apresentadores assumem o protagonismo da notícia cujo conteúdo perde relevância para uma performance dramática.
Externo à Instituição - CARMEN VIRGINIA MONTENEGRO SA BARRETO
Interno - 2334313 - FABIANA CARDOSO DE SIQUEIRA