PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: GIL ACIOLLY DANTAS JACINTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIL ACIOLLY DANTAS JACINTO
DATA: 26/11/2019
HORA: 09:00
LOCAL: sala 103 CCTA
TÍTULO: VÍDEOS DO IMPRESSO: FORMATOS E ROTINAS PRODUTIVAS NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO E JORNAL DO COMMERCIO
PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo audiovisual. Multiplataforma. Convergência. Videojornalismo. Jornalismo impresso.
PÁGINAS: 225
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a produção audiovisual realizada por jornais impressos locais. Esses veículos que consolidaram suas práticas jornalísticas com base em códigos como a escrita e a imagem estática agora lançam mão das imagens em movimento para contextualizar suas narrativas, num cenário definido como convergente. Por meio da Análise de Conteúdo das produções audiovisuais do Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio,identificamos as principais características e formatos dos vídeos distribuídos pelos jornais nas diferentes plataformas em que se fazem presentes. Trabalhamos com a hipótese de que a cultura organizacional, as rotinas produtivas e as plataformas de redes sociais, no contexto do jornalismo convergente, imprimem marcas na linguagem, reconfigurando formatos, indicando novas maneiras de expressão jornalística e uma ressignificação das notícias com conteúdos audiovisuais, enquanto processo. Para subsidiar a investigação e a compreensão dos resultados obtidos, também realizamos entrevistas em profundidade com os profissionais desses meios. O aporte teórico é ancorado nos conceitos de convergência,multimidialidade, multiplataforma, narrativas e gênero e formatos. Entre as conclusões, identificamos influência das plataformas de redes sociais e da cultura do profissional do impresso nos formatos audiovisuais produzidos pelos jornais, a mudança de função desses vídeos de acordo com a plataforma pela qual são distribuídos e a dependência dos jornais das plataformas de redes sociais para as quais a produção audiovisual é cada vez mais direcionada.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 862.070.164-91 - FERNANDO FIRMINO DA SILVA - UEPB
Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO NICOLAU
Presidente - 060.325.956-17 - PAULA DE SOUZA PAES - USP