PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de DEFESA: MAURICIO DE MELO BARROS

DISCENTE: MAURICIO DE MELO BARROS
DATA: 13/12/2019
LOCAL: Sala de reunião CCTA
TÍTULO: Métodos e Dinâmicas de Produção Jornalística: A influência das métricas e interferência não humana na definição de pautas.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Algoritmos. Métricas. Jornalismo digital. Jornalismo pós-­industrial.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: A pesquisa caracteriza como as métricas editoriais influenciam as rotinas de produção de notícias nos portais de notícias G1 Paraíba e Portal Correio. A investigação utiliza a revisão bibliográfica sobre métricas e audiência, relacionada com Gatekeeping e Gatewatching, passando por novos parâmetros e constrangimentos do Jornalismo PósIndustrial. A pesquisa de campo se constitui de observação não-participante com diário de campo nas duas redações objeto de estudo complementada com entrevistas semiestruturadas com repórteres e editores para compreender como os profissionais envolvidos na escolha de pautas enxergam o auxílio das métricas. Os resultados indicam que a utilização das informações retiradas da análise dos dados é feito de forma diferente por cada profissional, que têm visões diferentes sobre a importância das métricas para a produção jornalística. Também ficou clara uma divisão no acesso a esses dados.
Presidente - 862.070.164-91 - FERNANDO FIRMINO DA SILVA - UEPB
Interno - 2334313 - FABIANA CARDOSO DE SIQUEIRA