PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de DEFESA: LORENA BORGES DE ANDRADE

DISCENTE: LORENA BORGES DE ANDRADE
DATA: 12/12/2019
LOCAL: Sala de Reunião CCTA
TÍTULO: #UmaPorUma: ​O​ ​Jornalismo multiplataforma como voz para as mulheres assassinadas em Pernambuco.
PALAVRAS-CHAVES: Convergência jornalística; Multiplataforma; Jornalismo de Dados; Jornalismo Investigativo; Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo investigar como as estratégias multiplataformas do #UmaPorUma,projeto do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) que mapeia as mulheres assassinadas em Pernambuco no período de um ano – janeiro 2018 a dezembro de 2018 – e conta a história de cada uma delas, podem ajudar a dar visibilidade às mulheres assassinadas no Estado. A hipótese levantada é a de que o projeto auxilia a combater a desinformação sobre a violência de gênero e a impunidade dos casos. Para alcançar o objetivo proposto, fizemos uma observação sistemática do material publicado em todas as plataformas que compõem o #UmaPorUma –site,televisão, rádio e impresso – e realizamos entrevistas semiestruturadas com as profissionais que fizeram parte do projeto. Utilizamos na nossa base teórica autores como García Avilés (2006),Salaverría e Negredo (2008), Jenkins (2009), Barbosa (2007) e Longhi (2014). Os resultados apontaram para a confirmação da nossa hipótese e mostraram que a distribuição multiplataforma foi essencial para que o #UmaPorUma não apenas desse visibilidade às mortes, mas também ampliasse o debate sobre o crime de gênero.
Presidente - 862.070.164-91 - FERNANDO FIRMINO DA SILVA - UEPB
Interno - 2334313 - FABIANA CARDOSO DE SIQUEIRA