PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de DEFESA: MARIA LAURA DE LUNA LUCENA

DISCENTE: MARIA LAURA DE LUNA LUCENA
DATA: 10/02/2020
LOCAL: Sala de Reunião “CCTA"
TÍTULO: SUPORTE INFORMACIONAL E APOIO AOS USUÁRIOS DE CRACK,DEPENDENTES E CODEPENDENTES: PROJETO HOPE
PALAVRAS-CHAVES: Usuários de Crack; jornalismo de Serviço, Projeto Hope; Aplicativo
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Esse trabalho resulta na criação de um aplicativo com conteúdo referente ao uso de crack, droga ilícita subproduto da cocaína. A aplicação além de facilitar a comunicação e a interação entre os grupos de pessoas que de alguma maneira precisam lidar com a dependência do crack, é também produtor e curador de informações relevantes sobre o tema, prestando um serviço importante à sociedade, que ainda tem dificuldade em tratar do assunto de forma clara e sem preconceito. Existe também uma importante função pedagógica envolvida no processo, já que o aplicativo foi produzido e será mantido por equipe formada por estudantes da área da tecnologia bem como da comunicação.Deste modo, o relatório traz apontamentos sobre a dependência química, com uso e abuso do crack tratados por Laranjeira (2010, 2012, 2014) e Oliveira e Correia e a codependência por Melody (2017). Perpassa pelo jornalismo digital e suas nuances através da abordagem clássica de Castells (colocar data); a importante contribuição de Silva (2008) tratando a mobilidade do jornalismo e ainda o conceito de redes digitais de Recuero (2009; 2012). O jornalismo de serviço foi referendado pelos autores Marques de Melo (2013), Vaz (2009) e Seixas(2013). Posteriormente tratou-se a metodologia que, além da revisão bibliográfica referendada acima, trabalhou-se a revisão documental e a entrevista semiestruturada.
Interno - 862.070.164-91 - FERNANDO FIRMINO DA SILVA - UEPB
Presidente - 1117793 - JOANA BELARMINO DE SOUSA