PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO MARQUES DE FIGUEIREDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO MARQUES DE FIGUEIREDO
DATA: 10/08/2020
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: LIVRO-REPORTAGEM: A TRANSMISSÃO DE FUTEBOL NA TEVÊ PÚBLICA COMO ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO COM O PÚBLICO - O CASO DA TV UFPB DE 2013 A 2015.
PALAVRAS-CHAVES: .
RESUMO: O produto final deste mestrado profissional em Jornalismo é um livroreportagem sobre a experiência vivida pela emissora pública de televisão da Universidade Federal da Paraíba na transmissão esportiva durante os anos de 2013, 2014 e 2015. O futebol é o esporte mais praticado no Brasil e mais assistido também. A modalidade desperta vastos interesses comerciais, desportivos e cativa públicos por todo o país. Neste sentido, serve de gancho para outros programas das emissoras públicas, cativando o telespectador e lhe apresentando algo atrativo e de seu interesse como entrada para uma programação diferenciada do que ele está habituado. Neste sentido, a Tv UFPB e a Tv Brasil obtiveram êxito com as transmissões do campeonato brasileiro de futebol da série C, onde em dados jogos e determinadas praças televisas chegou a liderar os ;índices de audiência, algo incomum para uma emissora de televisão pública brasileira. Por conseguinte, o ato de se transmitir uma programação mais aprazível tende a atrair cada vez mais audiência, gradualmente, ao invés de afugentar o público com algo que, para ele, se apresenta como sendo completamente diferente do que ele está acostumado a vivenciar no seu dia a dia de consumo televisivo no Brasil. O presente trabalho tem o objetivo de contar a experiência da Tv UFPB através de um livro-reportagem narrado pelas experiências dos profissionais, estudantes e audiência envolvidos no projeto. É importante destacar que a comunicação pública no Brasil surge de forma diferente de países desenvolvidos como a Inglaterra, onde desde sempre o público se habituou a conviver com emissoras de rádio e televisão dessa natureza. Para a realização deste livro-reportagem foram ouvidos membros da equipe da Tv UFPB, desde estagiários, funcionários e coordenadores; E da Tv Brasil, narradores, repórteres e produtores. O resultado pretendido neste livro-reportagem é dar ao leitor o devido entendimento acerca da relevância da comunicação pública e o conhecimento sobre a experiência vivenciada pela Tv UFPB na transmissão esportiva e como esta é importante para aproximar a televisão pública, que no Brasil é essencialmente vista como elitista por significativa parcela da população, aos espectadores mais distanciados dessas emissoras, pois sendo o futebol de significativa atratividade e comoção popular acaba por trazer essas emissoras ao conhecimento popular e dar luz ao restante de sua programação. Ademais, o livro-reportagem em questão é resultante de uma compreensão deste autor acerca da importância da Tv pública para a sociedade brasileira e o quão peculiar pode ser o papel do jornalismo esportivo nesse processo de construção de bases fortes para uma comunicação pública plural e efetiva no Brasil.
Interno - 1117793 - JOANA BELARMINO DE SOUSA
Externo ao Programa - 336609 - JOAO DE LIMA GOMES