PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA ANGÉLICA DE SANTANA MADRUGA PONCE DE LEON AGUIAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA ANGÉLICA DE SANTANA MADRUGA PONCE DE LEON AGUIAR
DATA: 11/12/2020
LOCAL: https://meet.google.com/wtu-fnfn-cux
TÍTULO: ALERTA NACIONAL: uma análise sobre a representação da mulher no noticiário policial
PALAVRAS-CHAVES: Telejornalismo Policial; Mulher; Cidadania
RESUMO: O presente trabalho tem por escopo fazer uma reflexão sobre a representação da mulher enquanto objeto da cobertura jornalística policial, em particular no programa Alerta Nacional, transmitido pela Rede TV! para todo o Brasil desde janeiro deste ano. Para isso demonstraremos a intersecção entre Jornalismo e violência através de uma breve incursão no histórico dessa relação, e em especial, desse tipo de atração televisiva, a fim de compreendermos melhor o contexto atual e o formato em que se apresenta. Além disso, visando melhor embasar a discussão procuramos verificar como a figura feminina tem sido representada através dos estudos preliminares de outros trabalhos de cunho semelhante. Nossa metodologia se fundamenta eminentemente na análise de conteúdo que faremos do policialesco a partir da transcrição e observação de vinte episódios do programa, de onde esperamos coletar material suficiente para elaboração de categorias que possam nos auxiliar na conquista dos resultados. O direito à informação é um direito fundamental a que todos fazemos jus, todavia, a qualidade dessa informação compete principalmente ao trabalho desenvolvido pelos Jornalistas, neste aspecto se revela o seu múnus público, que é de garantir à coletividade meios de promoção da cidadania. O telejornalismo policial, por sua vez, gênero híbrido, que transita entre a informação e o entretenimento, é conhecido em atuar na contramão deste processo, já que por suas próprias características de dramatização da notícia abre mão dos parâmetros éticos que regem a profissão visando apenas os números da audiência, eis a justificativa da importância do desenvolvimento de nossa pesquisa.
Presidente - 1461052 - LAERTE JOSE CERQUEIRA DA SILVA
Interno - 337177 - GLORIA DE LOURDES FREIRE RABAY