PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FELÍCIA ARBEX ROSAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELÍCIA ARBEX ROSAS
DATA: 16/12/2020
LOCAL: https://meet.google.com/awc-skmh-nsh
TÍTULO: FEMINICÍDIO EM PAUTA: Uma análise de discurso de crimes que ganharam destaques nos telejornais locais
PALAVRAS-CHAVES: Feminicídio. Violência contra mulher. Discurso. Jornalismo. Telejornal.
RESUMO: Este estudo tem como objetivo analisar o discurso das matérias sobre crimes de feminicídio que ganharam destaques nos principais telejornais da Paraíba no ano de 2019, data com mais registro deste tipo de crime no estado desde que a lei foi criada em 2015.Qual tem sido o discurso empregado nas matérias exibidas? Reiteram estereótipos e representações sociais sobre a mulher? Qual tem sido o discurso empregado nas matérias exibidas? Para responder esses questionamentos é escolhida analise de discurso voltada para linha francesa. Os programas selecionados são: Correio Verdade (transmitido pela TV Correio afiliada da Record na Paraíba), e JPB 1 (Transmitido pela TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo na Paraíba). Passam ao meio de dia e lideram audiência. As duas matérias escolhidas, tiveram forte repercussão na imprensa, foram transmitidas nestes telejornais e envolvem Mulheres de raça, gênero e classe social distintas. O estudo busca levantar reflexões o sobre o processo do acontecimento virar notícia, sensacionalismo e qual função do jornalismo na cobertura deste tipo de crime. Ao Considerar que o jornalismo é uma ferramenta importante para contribuir com enfrentamento a violência contra a mulher, é abordado a naturalização da desigualdade entre os gêneros e como violência contra a mulher é reproduzida em vários aspectos passando pela posição social, política até criação das Leis Maria da Penha e de Feminicídio com explanações sobre significado do termo A proposta deste trabalho é analisar por meio do discurso e esmiuçar a forma como foi dada essas coberturas nos telejornais.
Interno - 2334313 - FABIANA CARDOSO DE SIQUEIRA
Presidente - 337177 - GLORIA DE LOURDES FREIRE RABAY