PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216/7866

Notícias


Banca de DEFESA: MARCELLA SILVA MOUSINHO MACHADO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELLA SILVA MOUSINHO MACHADO
DATA: 03/02/2021
HORA: 16:00
LOCAL: https://meet.google.com/hyp-fcot-fyh
TÍTULO: A CARREIRA PROFISSIONAL DOS JORNALISTAS VETERANOS EM TEMPOS DE MUDANÇAS ESTRUTURAIS: MERCADO DE TRABALHO, PRÁTICAS E SOCIALIZAÇÕES
PALAVRAS-CHAVES: Jornalista veterano. Carreiras profissionais. Mercado de trabalho. Juvenização do jornalismo. Envelhecimento.
PÁGINAS: 211
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Esta pesquisa analisa as carreiras profissionais dos jornalistas veteranos no exercício do jornalismo na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Foram assim denominados, de acordo com os objetivos do estudo, as últimas gerações de profissionais que ingressaram nas redações antes da inserção do computador e da internet nas rotinas produtivas, com mais de trinta anos de experiência profissional, mais de cinquenta em idade, detentores de capitais culturais e sociais adquiridos ao longo da prática nessa atividade. Os estudos sobre as mudanças estruturais no jornalismo têm indicado que os profissionais mais velhos são substituídos pelos mais jovens nos postos de trabalho. A ausência de jornalistas veteranos é apontada por teóricos como prejudicial para a profissão. Ao mesmo tempo, mudanças no paradigma demográfico demonstram um aumento significativo de trabalhadores maduros e da permanência destes em suas atividades laborais. Diante desse cenário de transformações e impermanências, buscamos investigar como os jornalistas envelhecem em suas carreiras profissionais. Como base teórica, incorporamos o conceito de carreira advindo do interacionismo simbólico, bem como o cenário delineado pelos estudos sobre juvenização da profissão jornalística, mudanças estruturais e envelhecimento. Desse modo, esta pesquisa objetivou analisar as carreiras profissionais desse grupo, desde as fases de treinamento e recrutamento até formas de organização e de permanência na atividade na maturidade. Com os objetivos específicos buscamos identificar quais eram os espaços e funções ocupados por jornalistas no mundo laboral; verificar como administraram as transformações técnicas, práticas, ideológicas e identitárias na profissão; e observar como estabeleceram relações com os seus pares e demais participantes do mundo do jornalismo. Para tanto, partimos de um mapeamento exploratório dos jornalistas veteranos na cidade de João Pessoa, de um questionário online e de entrevistas em profundidade com catorze profissionais para responder as questões propostas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FÁBIO HENRIQUE PEREIRA
Interno - 1117793 - JOANA BELARMINO DE SOUSA
Presidente - 1125675 - SANDRA REGINA MOURA