PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de DEFESA: ANDRÉ OLÍMPIO RESENDE MAIA

DISCENTE: ANDRÉ OLÍMPIO RESENDE MAIA
DATA: 08/02/2021
LOCAL: https://meet.google.com/hcf-tfwa-yxx
TÍTULO: ELEIÇÃO PRESIDENCIAL E JORNALISMO NO CONTEXTO DIGITAL: DISCURSOS, ESTRATÉGIAS E OPINIÃO PÚBLICA
PALAVRAS-CHAVES: Política; Jornalismo Digital; Fact-Checking ; Bolsonaro; Fato ou Fake.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: O trabalho se propôs a apresentar, a partir do detalhamento das tensões entres os discursos jornalístico e político, durante as eleições presidenciais do Brasil em 2018, as estratégias de comunicação a fim de criar efeitos de realidade que fossem mais determinantes ao clima da opinião pública. Assim, a pesquisa objetivou analisar como o discurso político utilizou a instrumentalização de publicações no Facebook, visando um ganho de relevância na esfera pública e como esse apelo pode ter influenciado no planejamento de novos modelos do fazer jornalístico. O trabalho teve como corpus a informação disseminada no período de campanha eleitoral conhecida popularmente como “ kit gay ”. O método da pesquisa foi construído pelas seguintes etapas, uma parte foi de pesquisa documental e quantitativa de levantamento de dados no meio digital, com a varredura do termo kit gay no perfil do Facebook de Jair Bolsonaro para avaliar a amplitude do compartilhamento das publicações que abordaram o conteúdo, assim como as métricas de acesso das checagens publicadas pelo Fato ou Fake sobre o “ kit gay ”; e a segunda parte, foi feita a partir de entrevistas semiestruturadas com profissionais que trabalharam tanto no marketing do candidato durante as eleições, quanto na coordenação da plataforma jornalística de checagem do Grupo Globo. O resultados obtidos indicam um planejamento prévio em torno do discurso de campanha adotado por Jair Bolsonaro, pautando a discussão política na esfera pública no conservadorismo após captar os anseios antipetistas, bem como uma alternativa estética do jornalismo digital do Grupo Globo, a partir da embalagem do fact-checking a fim de reforçar a credibilidade do discurso do campo jornalístico.
Interno - 2334313 - FABIANA CARDOSO DE SIQUEIRA
Presidente - 2132044 - LUIS AUGUSTO DE CARVALHO MENDES