PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de DEFESA: PAULO GERSON OLINTO DEODATO

DISCENTE: PAULO GERSON OLINTO DEODATO
DATA: 22/02/2022
LOCAL: meet.google.com/dba-wyxy-vso
TÍTULO: INFODEMIA E COVID-19: AGÊNCIA LUPA NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Desinformação e pandemia. Fake news. Covid-19.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Vivemos na era da desinformação, na qual conteúdos falsos se espalham pela internet em questão de segundos, influenciando negativamente o funcionamento da sociedade. Assim, não só a democracia é colocada em risco, como também a saúde das populações ao redor do mundo. Apesar de estarem em amplo crescimento, estas informações falsas prejudicam a humanidade desde muito tempo, bem antes das novas tecnologias surgirem. Nesse sentido, esta pesquisa evidencia os impactos provocados pela desinformação na sociedade e também a relevância do trabalho das agências de checagem no combate às informações falsas. Em primeiro lugar, este estudo discute os conceitos que envolvem as chamadas fake news, e a sua presença na história. Além disso, é discutido também o trabalho da Agência Lupa no combate à desinformação, o que gerou um diagrama com as principais informações falsas que circularam durante os dois primeiros meses da pandemia da Covid-19, baseado nas checagens da Lupa. São discutidas também pesquisas práticas realizadas por meio de um questionário aplicado ao público em geral sobre o consumo de notícias, que obteve 103 respostas, e apresentada uma análise de conteúdo do grupo antivacina do Facebook chamado “O lado obscuro das vacinas”, baseado nos estudos de Bardin (2011). A pesquisa apresenta dados que evidenciam a urgência de um conjunto de medidas que busquem minimizar os impactos da desinformação na sociedade, uma vez que elas podem trazer consequências graves.
Externo à Instituição - INGRID FARIAS FECHINE
Interno - 1461052 - LAERTE JOSE CERQUEIRA DA SILVA