PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELA ALVES NOBREGA GAMBARRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELA ALVES NOBREGA GAMBARRA
DATA: 01/10/2015
LOCAL: ccta
TÍTULO: “DESVIAGEM” – A produção de um blog de viagens baseado nos preceitos do Jornalismo Literário
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: jornalismo literário. jornalismo de viagem. blog. estética da viagem.
RESUMO: RESUMO Partindo-se do pressuposto de que a narrativa de viagem é um dos epicentros da estética do texto do que se convencionou chamar de Jornalismo Literário, o presente trabalho busca a produção de um blog de viagens, o “Desviagem”, que utilize, como linguagem, os preceitos basilares do JL. Através do emprego de técnicas literárias, busca-se construir uma narrativa que, embora não peque no que diz respeito aos preceitos básicos do Jornalismo, como a observação atenta e a abordagem ética, carregue consigo também a preocupação com o valor estético. Sendo o blog um dos principais atores da chamada "era da tecnologia", surgida com o desenvolvimento da internet no século XX - um marco na história da humanidade -, por possibilitar uma nova dinâmica das vozes, dando início ao modelo de comunicação "todos- todos", este mostra-se como o melhor veículo para a publicação dos textos que são objeto desse trabalho, tanto pelas suas características mais básicas, como a possibilidade de ser atualizado a qualquer instante a partir de qualquer lugar do mundo, como também pelas possibilidades que oferece, como a de tornar qualquer sujeito autor e protagonista do texto que escreve. Para a produção dos textos, reivindica-se a errância e a deriva como práticas possíveis capazes de encontrar poéticas dos lugares, além de se convocar, também, as diferenças entre ser "viajante" e "turista", para complexificar a experiência estética do que se pretende fazer, escolhendo, por fim, a poética do "viajante" como ponto de partida para a jornada.
Interno - 862.070.164-91 - FERNANDO FIRMINO DA SILVA - UFBA
Presidente - 1322090 - THIAGO SOARES