PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA NATALIA DA CUNHA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA NATALIA DA CUNHA PEREIRA
DATA: 01/10/2015
LOCAL: ccta
TÍTULO: WEB RÁDIO UFPB: No ar o Jornalismo Público e a Educomunicação
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Web rádio. Jornalismo Público. Educomunicação.
RESUMO: RESUMO A Universidade Federal da Paraíba desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão fundamentais para o crescimento de todas as áreas do conhecimento, através de vários projetos comprometidos com o desenvolvimento estadual e regional. Tais ações pedagógicas, visam, principalmente, a construção de conhecimentos inovadores em busca de solução para os graves problemas sociais, econômicos, educacionais, culturais, entre muitos outros que ainda afetam a Paraíba e outros estados da região nordeste, especificamente. Todas essas ações realizadas, porém, nem sempre estão sendo divulgadas satisfatoriamente nos principais canais de comunicação existentes no estado da Paraíba. A proposta deste projeto de intervenção é instalar a Web Rádio UFPB com conteúdo para veiculação vinte e quanto horas e com programação diferenciada e democrática com vistas à oferecer espaço para toda a comunidade acadêmica apresentar suas pesquisas científicas, inovações, projetos, composições musicais clássicas, contemporâneas e populares e ainda suas habilidades técnicas nas suas diversas áreas, como também para que estudantes de comunicação possam dar início ao seu papel enquanto mediadores sociais. Assim sendo este produto visa garantir à toda a população do estado acesso à informação do que é estudado e produzido em todos os campi da UFPB, bem como, divulgar programas de extensão desenvolvidos no ambiente acadêmico ou fora dele. Com o intuito de promover o acesso a esse serviço, a academia cumpre esta premissa através das mídias impressa, digital e televisionada. Verificou-se que ainda há uma lacuna na mídia radiofônica e webradiofônica, por isso a necessidade de disponibilizar mais um meio de interação da UFPB com os docentes, discentes, técnico-administrativos e a comunidade externa à Instituição. Portanto, esta rádio na internet terá como público-alvo tanto a comunidade interna da instituição quanto a externa aos muros universitários, potencialmente aquelas interessadas em programações diversificadas com conteúdos noticiosos, científicos mas também musical e de entretenimento. As web rádios podem ser ferramentas para prestação de serviço ainda preservando características do rádio convencional anterior a elas.
Externo à Instituição - GORETTI MARIA SAMPAIO DE FREITAS
Presidente - 084.570.854-68 - LUIZ CUSTODIO DA SILVA - USP