PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CIBELLY CORREIA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CIBELLY CORREIA DOS SANTOS
DATA: 02/10/2015
LOCAL: CCTA
TÍTULO: LIVRO-REPORTAGEM: UMA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE PERFIS DE ARTISTAS PARAIBANOS A PARTIR DO JORNALISMO LITERÁRIO
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Livro-reportagem. Jornalismo Cultural. Perfis. Jornalismo Literário.
RESUMO: RESUMO O presente projeto tem como proposta a criação de um livro-reportagem, contendo perfis jornalísticos de artistas paraibanos, utilizando o Jornalismo Literário como estilo de narrativa, visto que, devido à velocidade das informações e às novas tecnologias, as reportagens realizadas no jornalismo cotidiano, na maioria das vezes, são superficiais e objetivas, dificultando, assim, o aprofundamento do tema. O Jornalismo Literário reúne as técnicas do jornalismo com as narrativas advindas da literatura, como procedimentos de observação, descrição e narração, a fim de humanizar o máximo a matéria e dando mais fluidez ao texto. Percebe-se também que, no jornalismo cultural, as matérias publicadas nos meios de comunicação são relacionadas a eventos culturais ou aos releases enviados pelas assessorias de imprensa. Isso limita a sociedade no sentido de ter uma visão mais crítica sobre sua cultura e mais conhecimento sobre seus artistas. Neste sentido, o trabalho apresentará seis perfis de artistas da Paraíba, de diversos segmentos, com uma carreira mais consolidada, de modo que se conheça a obra e a vida destes personagens e o contexto histórico-cultural no qual ele está envolvido. Para isso, a escolha de um livro-reportagem, como o produto a ser desenvolvido, é motivada, principalmente, por ser uma ferramenta que permite trabalhar com a reportagem em profundidade, na qual se pode ter uma investigação mais elaborada e maior liberdade narrativa.
Presidente - 337098 - HILDEBERTO BARBOSA DE ARAUJO FILHO
Interno - 084.570.854-68 - LUIZ CUSTODIO DA SILVA - USP