PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SERGIO PAIVA MONTENEGRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SERGIO PAIVA MONTENEGRO
DATA: 28/09/2016
LOCAL: ccta
TÍTULO: Paradesporto Paraibano: Para Conhecer, Para Aplaudir -Perfil Jornalístico dos Paraibanos nas Paralimpíadas Rio 2016
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: paradesporto; paralimpíadas; inclusão social
RESUMO: O paradespesporto paraibano surgiu no estado na década de setenta, dando oportunidade para as pessoas com deficiência praticarem atividade física. Aos poucos, o trabalho realizado por profissionais que dedicaram sua vida ao paradesporto, contribuiu para a melhoria de vida desses atletas e para a sua inclusão social, tendo em vista que eles ainda sofrem o preconceito no seu dia-a-dia. Por conta do crescimento dessas atividades no Estado, alguns atletas começaram a se destacar em nível nacional e mundial, levando-os à classificação para participar das Paralimpíadas no Rio de Janeiro (RJ) em setembro de 2016. Considerando o paradesporto ser um tema de grande relevância, entretanto pouco explorado e divulgados nos veículos de comunicação e meio acadêmico, este trabalho tem como objetivo realizar um perfil jornalístico dos atletas paraibanos que foram para o Rio, mostrando como iniciaram suas atividades no paradesporto, a história de vida, os preconceitos sofridos, a superação por conta da deficiência para poder competir, assim como a participação e experiência durante as Paralimpíadas Rio 2016. Ao todo, serão entrevistados os sete atletas paraibanos com deficiência que foram convocados para o evento: no atletismo, Cícero Nobre (lançamento de dardo) e Petrúcio Ferreira (prova de 100m, 400m e revezamento 4x100m); Damião Robson e Severino Gabriel da Silva no futebol de 5; José Roberto e Romário Marques no goalball; e Phelipe Rodrigue na natação (50m e 100m livre e revezamento). O perfil jornalístico dos atletas com deficiência será obtido por meio de entrevistas gravadas, transcritas e depois narradas no livro-reportagem-perfil, que será o produto final deste trabalho, em que cada um contará a sua história de vida e participação nas Paralimpíadas do Rio 2016. .
Externo ao Programa - 6104346 - EDONIO ALVES DO NASCIMENTO
Presidente - 1117793 - JOANA BELARMINO DE SOUSA