PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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3216/7866
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL DE ARAUJO MELO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL DE ARAUJO MELO
DATA: 19/09/2016
HORA: 10:00
LOCAL: CCTA
TÍTULO: Recursos linguísticos orais enquanto estratégias de audiência no texto
telejornalístico do JPB 1ª edição
PALAVRAS-CHAVES: Key-words: Texto telejornalístico, Oralidade, Audiência, Interação.
PÁGINAS: 50
RESUMO: O presente trabalho discute a atualização do texto jornalístico de Televisão analisando os
recursos linguísticos orais que são utilizados. Parte-se da hipótese de que a língua é
utilizada não somente para informar, mas sobretudo, para buscar identificação do público
com o telejornal. Isto resulta em manutenção e ampliação da audiência, uma espécie de
contrato de leitura linguístico com o público. O objetivo da pesquisa é descrever como
esta atividade é feita no telejornalismo a partir de um programa local. Para isso,
analisamos os textos produzidos no JPB 1ª Edição, ressaltamos os termos, expressões e
colocações oriundas da oralidade, em particular o aspecto informal, e os analisamos à luz
de teorias da comunicação e da linguística, considerando a pragmática, a funcionalidade
da língua, que atende aos preceitos novos do telejornalismo. Discutimos também a
intencionalidade performativa dos textos e apresentamos as orientações dos manuais de
redação jornalística para TV que foram elaborados mais recentemente. Deste modo,
queremos saber como os recursos linguísticos orais são utilizados como estratégias de
audiência no texto telejornalístico do JPB 1ª Edição. Assim, buscamos identificar estes
recursos, analisá-los e categorizá-los, além de verificar as possibilidades de efeitos
visados pelo produtor. Acompanhamos as edições do telejornal e catalogamos os
registros de linguagem coloquial ou proximista para, em seguida, analisá-los. Como
resultado da pesquisa surge uma reflexão sobre as variações e as mudanças linguísticas
e uma análise da interação provocada a partir do texto dos jornais. Em suma, o trabalho
consegue compreender e mostrar porque a escolha da linguagem passa
fundamentalmente pelo eixo da audiência.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALOISIO DE MEDEIROS DANTAS
Interno - 862.070.164-91 - FERNANDO FIRMINO DA SILVA - UFBA
Presidente - 1456438 - VALDECIR BECKER