PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL DE ARAUJO MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL DE ARAUJO MELO
DATA: 19/09/2016
LOCAL: CCTA
TÍTULO: Recursos linguísticos orais enquanto estratégias de audiência no texto telejornalístico do JPB 1ª edição
PALAVRAS-CHAVES: Key-words: Texto telejornalístico, Oralidade, Audiência, Interação.
RESUMO: O presente trabalho discute a atualização do texto jornalístico de Televisão analisando os recursos linguísticos orais que são utilizados. Parte-se da hipótese de que a língua é utilizada não somente para informar, mas sobretudo, para buscar identificação do público com o telejornal. Isto resulta em manutenção e ampliação da audiência, uma espécie de contrato de leitura linguístico com o público. O objetivo da pesquisa é descrever como esta atividade é feita no telejornalismo a partir de um programa local. Para isso, analisamos os textos produzidos no JPB 1ª Edição, ressaltamos os termos, expressões e colocações oriundas da oralidade, em particular o aspecto informal, e os analisamos à luz de teorias da comunicação e da linguística, considerando a pragmática, a funcionalidade da língua, que atende aos preceitos novos do telejornalismo. Discutimos também a intencionalidade performativa dos textos e apresentamos as orientações dos manuais de redação jornalística para TV que foram elaborados mais recentemente. Deste modo, queremos saber como os recursos linguísticos orais são utilizados como estratégias de audiência no texto telejornalístico do JPB 1ª Edição. Assim, buscamos identificar estes recursos, analisá-los e categorizá-los, além de verificar as possibilidades de efeitos visados pelo produtor. Acompanhamos as edições do telejornal e catalogamos os registros de linguagem coloquial ou proximista para, em seguida, analisá-los. Como resultado da pesquisa surge uma reflexão sobre as variações e as mudanças linguísticas e uma análise da interação provocada a partir do texto dos jornais. Em suma, o trabalho consegue compreender e mostrar porque a escolha da linguagem passa fundamentalmente pelo eixo da audiência.
Externo à Instituição - ALOISIO DE MEDEIROS DANTAS
Interno - 862.070.164-91 - FERNANDO FIRMINO DA SILVA - UFBA