PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE NEWTON SOUSA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE NEWTON SOUSA FILHO
DATA: 19/12/2016
LOCAL: CCTA
TÍTULO: DOCUMENTÁRIO JORNALÍSTICO: PARAÍBA MUSICAL - Jaguaribe Carne e uma trajetória de influências
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Jaguaribe Carne, Documentário Jornalístico; Jornalismo Cultural; Música Paraibana; Guerrilha Cultural, Ressignificação Videográfica; Memória e Documentação.
RESUMO: Este trabalho tem como eixo central o Grupo de Estudos Jaguaribe Carne: movimento cultural e artístico fundado em meados da década de 1970 no bairro de Jaguaribe em João Pessoa - Pb, através irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró. O grupo já consolidou mais de quatro décadas de atuação, desenvolvendo uma pluralidade de atividades por eles denominadas de “guerrilha cultural”. Este trabalho engloba a produção artística em diversas linguagens (música, artes plásticas, poesia e até intervenção direta em projetos de cunho social, educacional e cultural. Partindo do princípio de que é possível expressar uma biografia que denote alguns aspectos deste importante movimento da cena cultural pessoense, este ensaio reuniu dados de uma pesquisa jornalística de natureza teórico-aplicada, tendo como ponto central a elaboração de um produto audiovisual. Este consiste de um Documentário Jornalístico sobre a trajetória musical do Grupo, circunscrevendo os principais ciclos e deslocamentos da Música Paraibana que sofreram influência direta deste relevante epicentro cultural que marca o território paraibano. O trabalho estrutura-se com base em áreas do entorno jornalístico como o jornalismo cultural, atribuindo-lhe a condição de importante porta-voz a serviço das guerrilhas de representações culturais e simbólicas. Em paralelo, um olhar etnográfico sobre a natureza do documentário, do jornalismo, suas transformações e aproximações. Em termos metodológicos, o trabalho encontra seu desenvolvimento a partir de um cruzamento entre fontes orais, bibliográficas, audiovisuais e musicais.
Interno - 337098 - HILDEBERTO BARBOSA DE ARAUJO FILHO
Externo ao Programa - 336609 - JOAO DE LIMA GOMES