PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de DEFESA: JOSE NEWTON SOUSA FILHO

DISCENTE: JOSE NEWTON SOUSA FILHO
DATA: 10/07/2017
LOCAL: CCTA
TÍTULO: DOCUMENTÁRIO JORNALÍSTICO: PEDRO OSMAR E JAGUARIBE CARNE, CAMINHOS DE UMA GUERRILHA CULTURAL
PALAVRAS-CHAVES: Documentário Jornalístico. Jornalismo Cultural. Jaguaribe Carne. Pedro Osmar. Paulo Ró. Guerrilha Cultural. Memória e Documentação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Jornalismo e Editoração
RESUMO: Pedro Osmar Gomes Coutinho nascido em Joao Pessoa-Pb em 29 de junho de 1954, e um cantor, compositor, poeta, musico e artista plastico paraibano. Deu inicio a sua atividade musical na decada de 1960, tocando nos Festivais da Cancao em Joao Pessoa. Assim se inseriu no cenario musical, conhecendo e tocando junto a nomes como Catia de Franca, Vital Farias, Xangai, Elba Ramalho e Ze Ramalho. Em 1974 criou, juntamente com Paulo Ro, seu irmao, o grupo Jaguaribe Carne, que mescla elementos de guerrilha cultural, cultura popular e experimentacoes musicais. Na efervescencia da ditadura o grupo se apresentava na rua, em teatros e escolas, com musicas de protesto e uma estetica pautada na performance, no experimento e na musica popular local, como por exemplo: caboclinhos, frevo, cambindas e cirandas. O grupo musical ja consolidou mais de quatro decadas de atuacao, desenvolvendo uma pluralidade de acoes coletivas que englobam a producao artistica em diversas linguagens e ate intervencao direta em projetos de cunho social, educacional e cultural. Partindo do principio de que e possivel documentar e expressar aspectos importantes da historia do Jaguaribe Carne e sua trajetoria de atividades na cena cultural paraibana, este trabalho reuniu dados de uma pesquisa jornalistica de natureza teorico-aplicada, tendo como objetivo geral a elaboracao de um produto audiovisual que consiste de um Documentario Jornalistico. O trabalho estrutura-se com base em areas do conhecimento academico como por exemplo o jornalismo cultural, atribuindo-lhe a condicao de importante porta-voz a servico das guerrilhas de representacoes culturais e simbolicas. Em paralelo, um olhar etnografico sobre a natureza do documentario, do jornalismo, suas transformacoes e aproximacoes. Em termos metodologicos, o trabalho encontra seu desenvolvimento a partir de um cruzamento entre fontes orais, bibliograficas, audiovisuais e musicais.
Externo ao Programa - 336609 - JOAO DE LIMA GOMES
Presidente - 1120726 - PEDRO NUNES FILHO