PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de DEFESA: EMMANUELA CRISTINE LEITE NUNES

DISCENTE: EMMANUELA CRISTINE LEITE NUNES
DATA: 22/08/2017
LOCAL: CCTA
TÍTULO: A Multimidialidade no Jornalismo Digital: O caso das Plataformas Multimídias no Portal de Notícias do G1 Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo Digital; Multimidialidade; Convergência; G1 Paraíba.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Jornalismo e Editoração
RESUMO: O intuito dessa pesquisa e analisar o potencial de elementos caracteristicos do jornalismo multimidia e mapear como a producao de conteudo em multiplataforma se dissemina no portal de noticia G1 Paraiba. Nesse sentido, a pesquisa destina-se a perceber como a producao multimidia e proposta e qual a relevancia informativa dessa linguagem, enquanto diversidade de recursos e disseminacao de informacao. Para tal, faremos um apanhado de como e apresentado os principais conceitos norteadores dos estudos em jornalismo digital multimidia, onde exploram um cenario em que as necessidades vigentes de expansao da informacao jornalistica em ambiente multiplataforma convergente atendem ao exigente e ascendente mercado de consumo de informacoes em plena convergencia e hibridizacao da noticia. Como metodologia, adota-se o mapeamento do modelo de producao multimidia na forma de criacao e veiculacao convergente de reportagens do portal de noticias “G1 Paraiba”. Assim, nosso estudo fara uma abordagem acerca das referencias bibliografias mais atuais enquanto conceituacoes para que possamos aferir as especificidades das ambiencias de multiplataformas e multimidialidade por meio do mapeamento dos conteudos que caracterizam a utilizacao de recursos de multimidialidade como: infografia, fotorreportagem e videoreportagem inseridos no portal. Percebe-se que a pratica de producao da informacao a partir da multimidialidade ainda nao e um recurso amplamente difundido pelo jornalismo local e que sao necessarias novas praticas nas rotinas para avancar nos conteudos multimidias.
Externo ao Programa - 2334313 - FABIANA CARDOSO DE SIQUEIRA
Interno - 862.070.164-91 - FERNANDO FIRMINO DA SILVA - UFBA