PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL (PPGMMC)

Banca de DEFESA: JOSÉ WENES PEREIRA LIMA

DISCENTE: JOSÉ WENES PEREIRA LIMA
DATA: 31/05/2023
LOCAL: meet.google.com/fks-mckb-cbd
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA NOTA DE REDAÇÃO DO ENEM NO ESTADO DO CEARÁ VIA MODELO DE REGRESSÃO BETA INFLACIONADO
PALAVRAS-CHAVES: Exame Nacional do Ensino Médio , Modelo de regressão beta inflacionado, Proporção.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Probabilidade e Estatística
SUBÁREA: Probabilidade e Estatística Aplicadas
RESUMO: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é atualmente o mais importante instrumento de avaliação da educação básica de nível médio no Brasil, além disso, tal instrumento de avaliação tem nas notas obtidas pelos participantes um critério preponderante para o acesso às universidades públicas e privadas do país. A prova avalia objetivamente os participantes em quatro áreas, são elas: ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecno- logias, linguagens e códigos e suas tecnologias. Além destas, o exame conta ainda com a prova de redação, sendo esta a única prova não objetiva do exame. A nota na prova de redação é importantíssima na aprovação do candidato em diversos cursos universitários. Haja vista que não se limita apenas à escrita, mas também avalia a capacidade do estudante de analisar um tema, construir argumentos consistentes, fundamentar suas ideias e propor soluções. Essas habilidades são relevantes para o ambiente acadêmico, onde é necessário realizar pesquisas, debater ideias e partici- par de discussões. A presente dissertação tem por objetivo identificar os fatores que influenciam na nota de redação dos participantes que realizaram o ENEM em 2019 no estado do Ceará. Para isso foi utilizado o modelo de regressão beta inflacionado, uma vez que a variável resposta apresenta assimetria e assume valores no intervalo [0,1]. Os dados foram obtidos por meio do portal do INEP, na página relacionada ao ENEM. O número de participantes observados foram, respectivamente, 74.943 que estudaram em escolas públicas e 5.279 que estudaram em escolas privadas. Por meio da análise dos modelos propostos, constatamos que, tanto em escolas públi- cas quanto privadas, as notas nas provas objetivas influenciam as notas de redação dos alunos. Adicionalmente, as notas de ciências Humanas, linguagens e códigos e matemática e suas tecnologias apresentam forte influência na probabilidade dos participantes tirar nota 1000 na redação.
Presidente - 1489452 - TATIENE CORREIA DE SOUZA
Interno - 1584539 - MARCELO RODRIGO PORTELA FERREIRA