PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL (PPGMMC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MATEUS ALVES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATEUS ALVES DE OLIVEIRA
DATA: 31/01/2024
LOCAL: Online no endereço: https://meet.google.com/sub-xwhu-hbw
TÍTULO: AVALIANDO PTO's COMO NOVAS FUNÇÕES DE BASE PARA CÁLCULOS QUÍMICO-QUÂNTICOS MOLECULARES
PALAVRAS-CHAVES: Funções de Base polinomiais, Método Hartree-Fock-Roothaan, Integrais atômicas
RESUMO: A equação de Schrödinger, embora teoricamente capaz de calcular os estados quânticos eletrônicos em sistemas químicos, enfrenta limitações práticas ao lidar com sistemas mais complexos do que um único elétron ao redor de um núcleo atômico. O Método de Hartree-Fock-Roothaan (HFR) oferece uma abordagem aproximada para contornar essas limitações, propondo solução expressa como produto antissimetrizado de orbitais moleculares, ochamado Determinante de Slater. Esse método simplifica a resolução da equação original, transformando a busca por uma solução para N elétrons em N problemas interconectados de alcançar uma solução para 1 elétron. A implementação do método HFR requer o uso de funções de base, como os Orbitais do Tipo Gaussiana (GTOs), para representar os spin-orbitais atômicos. Embora os GTOs sejam eficazes, sua forma analítica demanda o cálculo de exponenciais, tornando computacionalmente dispendiosa a avaliação de parâmetros como densidade eletrônica e orbitais moleculares. Este trabalho propõe uma inovação ao substituir os GTOs por Oribitais do tipo Polinômios, visando acelerar significativamente os cálculos químico-quânticos. A base polinomial é escolhida para reduzir o custo computacional associado às exponenciais, proporcionando eficiência computacional. A comparação entre as energias obtidas com PTOs e GTOs será realizada seguindo o teorema variacional, que orienta a busca por uma solução mais próxima da verdadeira. O objetivo é contribuir para a eficácia e eficiência dos cálculos em química quântica, facilitando a visualização de dados em sistemas moleculares complexos e, potencialmente, influenciando positivamente diversas aplicações computacionais nesse campo.
Presidente - 1520134 - GERD BRUNO DA ROCHA
Interno - 1298679 - HUGO LEONARDO DAVI DE SOUZA CAVALCANTE