PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL (PPGMMC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRADSON TIBERIO LUNA CAMELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRADSON TIBERIO LUNA CAMELO
DATA: 29/01/2024
LOCAL: Online (Google Meet)
TÍTULO: TEORIA DOS LEILÕES NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS PARAIBANAS - Uma Abordagem utilizando Aprendizagem de Máquina para Estimar os Custos de Transações
PALAVRAS-CHAVES: Contratações Públicas. Custos de Transação. Aprendizado de Máquina. Teoria dos Leilões.
RESUMO: A dissertação aborda o processo de contratação pública no estado da Paraíba, sendo dividida em duas partes. Uma teórica com modelos matemáticos, e outra empírica com aplicação de técnicas estatísticas e computacionais para examinar se a realidade da paraíba segue a lógica da teoria. Na primeira parte, a pesquisa se dedica à aplicação de um modelo matemático (jogo-teórico) adaptando os leilões clássicos para as modalidades de contratação pública mais usuais (Concorrência e Pregão). Esta seção oferece uma análise matemática, explorando o impacto das estratégias e comportamentos dos participantes nos resultados dos leilões. O foco está em desenvolver um modelo matemático que explique teoricamente os resultados desses processos, considerando fatores como o número de concorrentes, as informações disponíveis e as regras específicas de cada tipo de leilão. A segunda parte utiliza técnicas de aprendizado de máquina para a previsão de preços em contratações públicas, considerando os custos de transação envolvidos, em especial o custo reputacional. São utilizados dados como notas fiscais de entidades públicas do estado da Paraíba e informações econômicas, geográficas, sociais e contábeis. O objetivo é criar modelos preditivos que estime os preços das contratações públicas de forma mais precisa, visando maior eficiência e transparência no uso dos recursos públicos. Essa seção analisa como os custos de transação, incluindo despesas administrativas e o histórico de pagamento do ente público, afetam os preços finais. Examina-se a influência de fatores variados, como localização geográfica, tamanho e natureza da entidade pública, e características econômicas e sociais da região. Com técnicas avançadas de aprendizado de máquina, busca-se identificar padrões e correlações para prever preços e identificar possíveis ineficiências ou irregularidades nas contratações. A pesquisa também discute as implicações práticas dos resultados, discutindo possíveis recomendações para reduzir os custos de transação das contratações pública na Paraíba. Assim, esta dissertação contribui para o campo acadêmico ao aplicar conceitos em um contexto prático, e para a gestão pública ao fornecer informações valiosas para a otimização dos processos de contratação pública. A abordagem interdisciplinar, que combina estatística, economia, matemática, ciência da computação e administração pública, reflete a complexidade e relevância do tema para a sociedade.
Presidente - 1222560 - PEDRO RAFAEL DINIZ MARINHO
Interno - 2385531 - CLAUDIO JAVIER TABLADA